top of page
Buscar

FRANGO À MODA CREOLE: DO SUL DOS EUA PARA SUA MESA

  • Por Gianpaolo Celli
  • 4 de mar. de 2018
  • 2 min de leitura

Novamente trago uma receita da gastronomia do sul dos Estados Unidos, da Lousiana para ser mais exato.

Na verdade este prato é uma variação bem comum na culinária creole/cajun para quem não gosta ou não pode comer frutos do mar, podendo ser saboreada em diversos locais de Nova Orleans. Isso, pois ao invés de camarão, sua base é frango, preparado à moda Creole.

Vamos à receita então:

FRANGO À CREOLE

800g de Frango*

6 Tomates sem pele e sem semente cortados grosseiramente

2 Cebolas picadas grosseiramente

2 colheres de sopa de Farinha

2 Pimentas Dedo de Moça sem sementes picadas

1 xícara de chá de Água

1 xícara de chá de Vinho Branco Seco

½ xícara de chá de Azeite

1 Maço de Cheiro Verde picado

1 folha de Louro

Sal e Pimenta do Reino a gosto

1 xícara e meia de arroz já devidamente preparado (quente)

PREPARO

Tempere o frango com sal e pimenta do reino. Numa frigideira, coloque a 1/3 do azeite e frite o frango por 5 ou 10 minutos (até que ele fique dourado). Reserve.

Enquanto isso, numa panela grande aqueça outro terço do azeite, coloque a cebola e refogue por de 2 a 3 minutos. Acrescente então os tomates e deixe refogar por outros 2 a 3 minutos.

Quando as cebolas e os tomates tiverem amolecido, acrescente o frango, o vinho, a água, a pimenta, a folha de louro e metade do cheiro verde e deixe cozinhar por mais uns 20 minutos.

Ainda na frigideira usada para fazer o frango, coloque o restante do azeite, a farinha e misture. Leve ao fogo até que a mistura (roux) fique num tom castanho médio (de 3 a 4 minutos). Acrescente então na panela onde está o frango de modo a engrossá-la. Tempere então com sal e pimenta e deixe cozinhar por mais mexa bem por uns 20 minutos.

Divida o arroz em de 5 a 6 pratos fundos, cubra com o Camarão à Creole e pode servir (serve 6 pessoas).

Obs.: A receita original só fala de frango. No caso eu usei peito de frango cortado em tiras médias. Se você preferir outros cortes, como coxa ou sobrecoxa, é só usar, lembrando que estes cortes podem ter osso, de modo que para conseguir os 800g você talvez precise de um pouco mais (eu usaria 1kg), assim como um pouco mais de tempo de cozimento, só para ter certeza.

 
 
 
bottom of page