top of page
Buscar

UM NHOQUE ARTESANAL PARA VOCÊ PREPARAR PARA O ALMOÇO DE DOMINGO

  • Por GIanpaolo Celli
  • 8 de abr. de 2018
  • 3 min de leitura

É interessante como a vida anda em ciclos. Uma das primeiras receitas do blog, ainda em meados de 2014, foi de nhoque, comprado no mercado como uma opção para a pizza, que cada vez está mais cara.

De lá para cá essa, após mais de 160 receitas apresentadas, após postar a foto do prato e receber inúmeras mensagens a respeito deste prato, a pedidos, segue a receita de:

NHOQUE ARTESANAL DE ESPINAFRE E BATATA DOCE

Para o Nhoque

450 g de Farinha (mais o bastante para enrolar a massa)*

400 g de Batata Doce*

200 g de Espinafre refogado (as folhas de um maço de espinafre devidamente picadas)

1 Ovo

½ cabeça de Alho

Quanto baste de Azeite (para dourar o alho e refogar o espinafre)

Sal e Pimenta do Reino a gosto

Para o Molho

100ml de Vinho Branco Seco

4 Tomates

1 colher de sopa de Orégano

1 colher de sopa de Páprica Doce

½ colher de sobremesa de Páprica Picante

½ cabeça de Algo

Quanto baste de Azeite (para dourar o alho)

Sal e Pimenta do Reino a gosto

PREPARO

Coloque os tomates e as batatas doces (devidamente descascadas) para cozinhar. Como o ponto de cocção do tomate é anterior ao da batata doce, retire-o da panela e deixe esfriar por alguns minutos. Quando a batata doce terminar de cozinhar, retire-a da água e reserve.

Coloque o tomate no processador de alimentos ou no liquidificador e bata-o. Coe o tomate, para se livrar da pele e das sementes, então misture com o vinho, o orégano e as pápricas. Reserve.

Pique os dentes da metade da cabeça de alho do molho e leve-os a uma panela com o bastante de azeite para dourar o alho (pouco mais de uma colher de sopa) em fogo médio para alto. Quando ele estiver dourado (cuidado para não queimar, pois isso faz com que o alho ganhe um sabor mais amargo) abaixe o fogo e coloque a mistura de tomate batido com o vinho, o orégano e as pápricas, tempere com sal e pimenta do reino e deixe ferver. Assim que levantar fervura, desligue o fogo e reserve (o interessante de preparar o molho antes do macarrão é que enquanto ele descansa os sabores todos se agregam).

Para preparar o nhoque coloque o bastante de azeite numa frigideira para dourar o alho, pique os dentes da meia cabeça relativa ao nhoque e coloque-o para dourar em fogo médio para alto. Acrescente as folhas de espinafre picadas, mais o bastante de azeite para refogar o espinafre (aproximadamente 2 colheres de sopa). Tempere com sal e pimenta do reino e mexa bem até que o espinafre picado murche (de 5 a 10 minutos). Deixe descansar por alguns minutos para esfriar, então leve-o ao processador ou liquidificador para bater. Reserve

Enquanto isso, com um garfo ou amassador de batatas, amasse as batatas doces transformando-as num purê. Misture o espinafre devidamente batido, prove, acertando o sal e a pimenta do reino caso necessário, então coloque o ovo, e a farinha e misture até formar uma massa.

Enfarinhe então uma superfície lisa, termine de bater a massa, então separe-a em quantidades menores e enrole cada uma delas em rolinhos da espessura de um dedo e corte no formato de nhoques.

Leve uns 2 litros de água com um punhado de sal ao fogo, espere levantar fervura então coloque os nhoques na água. Eles cozinharão em 3 ou 4 minutos, começando a boiar quando estiverem prontos.

Enquanto isso reacenda o fogo sob a panela do molho até que ele comece a borbulhar, então já pode colocá-lo na travessa de servir. Quanto os nhoques todos estiverem prontos, coloque-os na travessa, então é só servir.

*Obs.: Tanto no caso da Farinha como no caso da Batata Doce, os produtos podem ser modificados caso você não goste ou não tenha em sua casa. No caso da Farinha eu não indiquei qual exatamente porque usei Farinha de Grão de Bico, no caso porque ela não tem glúten, mas caso você queira, pode usar Farinha de Trigo ou qualquer outra de sua preferência, como Farinha de Aveia, por exemplo. Já a Batata Doce, caso você não tenha em casa ou não goste, pode substituir por uma batata de sal preferência. Eu diria que no caso a Asterix é a melhor, pois ela é a mais seca.

 
 
 
bottom of page