ARROZ DE POLVO, DIRETO DA ESPANHA PARA SUA MESA
- Por Gianpaolo Celli
- 15 de abr. de 2018
- 2 min de leitura

Na verdade falar que este é um prato espanhol é ser genérico. Recordo-me que quando fiz o Caminho de Santiago pelo chamado Caminho Francês, cruzando praticamente todo norte da Espanha a pé, eu passei por quatro regiões distintas, respectivamente a Galícia, La Rioja, Castela e Leão, terminando minha jornada na Galícia, onde fica Santiago de Compostela.
Durante estes quase trinta dias eu não só pude provar a gastronomia destas quatro regiões, como também perceber que, como acontece em qualquer país, elas são bastante distintas. Esta receita, na verdade polvo, eu tive o prazer de comer muito na Galícia (já apresentei uma receita de Pulpo a Feira, também conhecido como Pulpo a la Gallega, que traduzindo seria Polvo à Feira e Polvo à Galega, que comi na Galícia todos os dias, muitas vezes em mais de um refeição), de onde vem essa receita originalmente.
Vamos à receita, então, para que você também possa se deliciar com ela:
ARROZ DE POLVO À ESPANHOLA
Para o Polvo:
1 Polvo de 1,2 kgs (eu usei mini-polvos)
3 Tomates cortados em cubos grandes
2 Cebolas Roxas
2 Pimentões Vermelhos picados
2 Pimentões Amarelos picados
2 cabeças de Alho picadas
2 folha de Louro
1 xícara de chá de Coentro picado (pode ser Cheiro Verde)
1 cálice de Aguardente
1 colher de sopa de Páprica Picante
Quanto baste de Azeite
Sal e Pimenta do Reino a gosto
Para o Arroz:
1 xícara de chá de Arroz
1 colher de café de Açafrão
PREPARO
Antes de cozinhar, o polvo deve ser amaciado. Para isso deixe-o no congelador por dois dias para quebrar os nervos. Eles se romperão quando a água da carne congelar. Isso também deixará o polvo mais tenro. Deixe-o descongelar então e lave-o bem.
Ponha no fogo uma panela com água, uma das cebolas e as folhas de louro. Quando a água ferver, escalde o polvo por três vezes tirando-o e mergulhando-o na panela (esta técnica se chama assustar o polvo) e depois o coloque definitivamente para cozinhar. O tempo de cozimento dependerá do tamanho do polvo. Para um de 2 quilos o normal é uns cinquenta minutos (como eu usei mini-polvos, 30 minutos depois de levantada a fervura eles já estavam prontos),
Uma vez pronto, retire a panela do fogo, verifique se o polvo está tenro. Volte-o a panela, jogue a aguardente (que evita que a pele saia) e deixe por alguns minutos.
Enquanto isso, em uma panela grande, cubra todo o fundo com azeite, coloque o alho e deixe fritar quase até dourar. Acrescente a cebola restante, os pimentões e o tomate, tempere com pimenta do reino, sal e a páprica e deixe em fogo médio por uns 10 minutos, mexendo bem para os sabores se incorporarem. Reserve.
Corte o polvo em pedaços de aproximadamente 1,5cm e coloque na panela com os tomates e pimentões, adicione o coentro (ou cheiro verde, se você preferir), mexa bem e deixe refogar por mais alguns minutos. Reseve
Prepare o arroz do modo indicado, usando a água de cocção do polvo e o açafrão. Quando ele estiver pronto acrescente ao polvo com pimentões e tomates e misture bem.
Prove, corrigindo o sal se necessário, então é só servir.