ONION BHAJI, UMA DELICIA ÍNDO-BRITÂNICA PARA VARIAR SEU PALADAR
- Por Gianpaolo Celli
- 3 de jun. de 2018
- 2 min de leitura

Para contradizer quem gosta de dizer que a gastronomia britânica é a pior do mundo, uma vez mais eu apresento aqui uma delícia da típica das Grã-Bretanha, fruto da influência cultural hindu em sua culinária.
Porque, como eu sempre digo, a gastronomia é filha da geografia e da história! Isso, pois as comidas típicas são fruto da mistura do terroir (termo ligado ao mundo dos vinhos o que remete a um determinado ambiente e as características distintas dos produtos originários desta área em particular), determinado pela geografia e pelo clima, com o povo que nele habita, considerando não só elementos históricos, como também sociais, como migrações e encontro de culturas.
E se mais uma vez eu estou dizendo isso é exatamente porque este prato é um exemplo típico dessa mescla de fatores. Apesar de já ser considerado inglês, sua origem indiana é clara na presença de temperos como o Cominho e o Curry, mostrando que a gastronomia, como outros elementos culturais, não são extremos.
Mas isso é conversa, vamos à receita, para que você possa preparar e provar o delicioso...
ONION BHAJI
1 Cebola
100gr de Farinha de Grão de Bico
150 ml de Água
1 colher de sopa de Amido de Milho
1 colher de sopa de Fermento em Pó
1 maço de Cheiro Verde picado finamente
¼ de colher de sopa de Cominho em Pó
¼ de colher de sopa de Curry
Sal e Pimenta do Reino a gosto
PREPARO
Coloque o óleo para aquecer na panela em que vai fritar, em fogo médio.
Numa tigela grande misture os secos: a farinha, o fermento e as especiarias. Aos poucos vá adicionando a água, misturando bem até formar uma massa homogênea. Corte a cebola em tiras finas, pique o coentro, então adicione a massa.
Com a ajuda de uma colher, frite os onion bhajis com cuidado, não colocando muitos a fritar ao mesmo tempo para que o óleo não baixe muito a temperatura.
Escorra em papel absorvente e sirva de imediato, sozinho ou acompanhado com molhos indianos como a Raita ou chutneys, como de manga (o qual eu já apresente a receita).
Obs.: Para quem não gosta de cebolas, esta receita também pode ser preparada com outros vegetais, como a couve-flor, a cenoura ou pimenta malagueta verde.