CRUMPET, MAIS UMA TRADIÇÃO DAS ILHAS BRITÂNICAS
- Por Gianpaolo Celli
- 10 de mar. de 2019
- 2 min de leitura

Tradicional em todo o Reino Unido, assim como na Irlanda, segundo estudiosos estes tradicionais bolinhos ingleses são originários do País de Gales. Apesar de este bolinho ser mais antigo, provavelmente datando do século XVII, a primeira receita de Crumpet foi publicada em 1769. Seu nome original vem do galês ‘bara pyglyd’, mas tarde simplificado para ‘pyglyd’ ou "pão de barro” devido a sua consistência esponjosa.
Anglicizado como pikelet, nome ainda usado em alguns lugares, estes bolinhos atualmente são conhecidos como crumpets. Como em muitos outros casos de pães e bolinhos tradicionais das Ilhas Britânicas, alguns dos quais eu já apresentei aqui, eles normalmente são cozidos em frigideiras, ao invés de em fornos como estamos acostumados a preparar massas. De qualquer modo isso é um detalhe que da mais sabor à receita. Vamos ao:
CRUMPET
400 ml de leite
1 colher de sopa de fermento seco*
1 colher de chá de açúcar refinado
1 e ½ colher de chá de sal
300 g de farinha branca forte*
½ colher de chá de bicarbonato de sódio
Quanto Baste de Margarina, para untar os anéis e a frigideira
PREPARO
Aqueça o leite levemente. Em uma tigela, dissolva o fermento e o açúcar no leite morno e em 100 ml de água morna. Deixe em um lugar quente por 15 minutos, ou até ficar espumoso.
Peneire a farinha, o bicarbonato de sódio e o sal marinho em uma tigela grande. Faça um buraco no centro e despeje a mistura de fermento. Bata do centro para fora até a consistência de creme de leite, isso levará alguns minutos. Adicione um pouco mais de água, se necessário.
Cubra com um pano úmido e reserve por 45 minutos ou até que pequenas bolhas se formem na superfície.
Unte uma frigideira grande e coloque em fogo médio para baixo. Unte três ou quatro anéis (dependendo do tamanho de sua frigideira) de 10 cm com margarina. Arrume os anéis na frigideira e, uma vez quente, coloque 3 colheres de sopa da massa em cada anel. Cozinhe por 4 minutos ou até que pequenas bolhas apareçam na superfície.
Uma vez que as bolhas estouraram, deixando pequenos furos, inverta os anéis e, usando pinças, levante-os cuidadosamente e solte os bolinhos na frigideira. Cozinhe por mais 1 ou 2 minutos no outro lado. Limpe os anéis se necessário, unte-os novamente e reaqueça-os na frigideira antes de cozinhar o próximo lote (esta receita dá em média 12 Crumpets).
Sirva os Crumpets quentes, com manteiga, requeijão, geleia ou o acompanhamento que você mais gostar. Se os fizer antecipadamente, leve-os à frigideira e toste-os de leve dos dois lados por 1 ou 2 minutos antes servi-los.
* Obs.: Como achar farinha forte é difícil aqui no Brasil, você pode, como eu fiz, usar farinha normal e colocar um pouco mais de fermento. Eu usei um pacotinho de Fermento Seco para Pães, com 10g (que normalmente daria para 1 kg de massa).