QUE TAL UMA SOPA DE FEIJÃO PRETO PARA ESPANTAR O FRIO?
- Por Gianpaolo Celli
- 4 de ago. de 2019
- 2 min de leitura

Como eu já disse mais de uma vez aqui, uma das melhores opções para espantar o frio é um sopa! Leve e substanciosa, ela é uma excelente opção para o jantar, o almoço, assim como para um lanche rápido durante aquela tarde preguiçosa na frente da TV (ou da lareira), para matar a fome enquanto esperamos para o jantar.
Então, seja a uma italiana de Feijão-Branco e Escarola ou uma de Feijão Rajado com Couve Puxada no Alho com Linguiça e Croutons, ambas já apresentadas aqui no site, ou essa, a sopa é sempre uma opção agradável para o inverno, especialmente quando uma frente fria faz os termômetros caírem. Vamos então a essa receita de:
SOPA DE FEIJÃO PRETO COM PIMENTA E LINGUIÇA
3 xícaras de chá de Feijão Preto*
8 dentes de Alho
2 Cebolas picadas
2 Pimentas Dedo de Moça (tire as sementes para a sopa não ficar muito apimentada)
1 folha de Louro
1 Linguiça Calabresa aferventada e cortada em cubinhos
1 Couve Manteiga branqueada e finamente picada*
1 colher de Azeite
½ litro de Água
Sal e Pimenta do Reino a gosto
PREPARO
Deixe o feijão, de molho por 6 horas. Cozinhe com a cebola, o louro e o alho até ele ficar bem macio, deixe esfriar, bata no liquidificador com o caldo então coe. Afervente a linguiça corte em cubos.
Numa panela grande coloque o feijão batido, a linguiça, acrescente a água, o azeite e deixe ferver em fogo baixo.
Acrescente a couve, prove, tempere com sal e pimenta e deixe cozinhar por mais 10 minutos com a panela meio tampada. Prove e acerte o sal caso necessário (se ficar com o caldo muito grosso, coloque mais água), então é só deixá-la descansar por alguns minutos para então servir.
Uma opção interessante, caso você esteja fazendo para uma refeição e queira agregar mais alguma coisa, é servi-la com um pão francês ou quem sabe torradas.
*OBS.
Para o Feijão: Como eu já comentei aqui, pouca gente sabe efetivamente cozinhar feijão, achando que é necessário uma panela de pressão ou muito tempo no fogo. Algumas dicas para facilitar o cozimento do feijão são:
Primeiro, ao comprar busque um feijão mais novo (eu compro à granel na zona cerealista, pois como a rotatividade é maior, o produto é sempre melhor do que o industrializado).
Caso você não consiga e tenha de comprar no supermercado mesmo, ao invés de guardar num pote, deixe o feijão guardado no congelador. Isso faz com que suas fibras se rompam e ele cozinhe mais rápido.
Finalmente, deixe o feijão de molho por algumas horas. Isso fará como que ele puxe um pouco da água e com isso cozinhe com mais facilidade.
Para a Couve: o processo de branqueamento é simplesmente um pré-cozimento para deixar a folha macia. Então, corte os talos das folhas de couve, dividindo cada uma delas em duas e as branqueie levando-as para cozinhar em água fervente. Elas estarão branqueadas quando estiverem macias e flexíveis (após de 5 a 10 minutos após a água ferver). Retire-as da água, espere esfriar então é só enrolá-las e depois picá-las.