top of page
Buscar

GELEIA DE LARANJA, PORQUE O SIMPLES TAMBÉM É IMPORTANTE

  • Por Gianpaolo Celli
  • 10 de nov. de 2019
  • 2 min de leitura

Eu sei que apresentar uma simples Geleia de Laranja Artesanal pode parecer algo pequeno demais depois de tantos pratos rebuscados e receitas que vão desde a alta gastronomia até as cuja origem remonta à Idade Média ou até antes, tendo em vista que nestas quase 250 receitas apresentadas algumas têm sua origem remontando a mais de dois mil anos. Mesmo assim, não é só porque esta é uma receita simples que ela deve ser desconsiderada.

Comum na Europa desde meados do século XVI, muitos historiadores acreditam que a geleia surgiu da compota ou conserva de frutas, cujas primeiras receitas foram encontradas no livro De Re Coquinaria "A Arte de Cozinhar", atribuído pelos historiadores ao famoso gastrônomo Marcus Gavius Apicius, entre o final do século IV e o início do V, ou seja, novamente estamos falando de uma receita cuja origem vem da antiguidade. Mesmo assim, como eu sempre digo, isso é história, vamos à receita de:

GELEIA DE LARANJA ARTESANAL

6 Laranjas

9 colheres de sopa de Açucar

Suco e zest de1 Limão Siciliano

1 pitada de Sal

PREPARO

Descasque as laranjas procurando tirar o máximo da membrana branca que segura a polpa, mas deixando a polpa (eu cortei-as em quatro e depois simplesmente peguei-as pelas pontas e tirei as cascas).

Corte o meio de cada quarto de laranja de modo a tirar as sementes e a parte interna da membrana, então pique-as com uma faca. Isso fará com que elas cozinhem e se desfaçam mais rápido.

Lave o limão siciliano, retire os zests da casca e pique-os finamente. Esprema o suco.

Leve as laranjas picadas, os zests e o suco do limão numa panela grande. Acrescente o açúcar, a pitada de sal e leve ao fogo alto por aproximadamente 30 minutos mexendo sempre (ou até você conseguir ver o fundo da panela ao mexer).

Retire da panela, colocando num container de vidro para esfriar, depois é só se deliciar com a SUA geleia artesanal!

 
 
 
bottom of page