KAFTA, UMA OPÇÃO TRADICIONAL PARA UMA REFEIÇÃO DIFERENTE
- Por Gianpaolo Celli
- 8 de dez. de 2019
- 2 min de leitura

Como eu sempre digo, uma das coisas mais importantes da vida, que com nosso cotidiano apressado terminamos esquecendo, é entender que a vida não é só feita de obrigações, mas também de prazeres. Essa é exatamente a ideia por trás do movimento surgido em meados dos anos ’80, e que cada vez se faz mais necessário, do Slow Food. Para quem não conhece o objetivo do Slow Food é promover uma maior apreciação da comida, melhorar a qualidade das refeições e aprender que se deve ter prazer em cada uma delas.
É por este motivo, de apresentar receitas novas para que você aprenda a ir além do básico e prove sempre novos sabores que não só eu criei o Sua Opção Gourmet, como trago hoje uma receita simples, mas com sabor único que fará com que você queira provar sempre mais. Para quem não conhece o Kafta é uma almôndega comum à culinária da maioria dos países do norte da África, Oriente Médio e até alguns da Europa Oriental e que não só mudará seu cardápio, como reacenderá seu gosto por novos sabores. Vamos então à receita de:
KAFTA COM MOLHO DE TAHINI E LARANJA
Para as Kaftas
450g da Carne Moída de sua preferência
2 colheres de sopa de Folhas de Hortelã picadas finamente
1 Cebola média picada finamente
1 colher de sopa de Salsinha picada finamente
1 colher de sopa de Cebolinha picada finamente
2 colheres de sopa de Azeite para saltear mais um fio de azeite para a carne
Sal e Pimenta do Reino a gosto
Para o Molho de Tahini e Laranja
4 colheres de sopa de Tahini
Suco de 1 Laranja
Suco de meio Limão
Sal e Pimenta do Reino a gosto
PREPARO
Para as Kaftas coloque a carne moída, as folhas de hortelã, a cebola, a salsinha e a cebolinha numa tigela de tamanho médio. Acrescente o sal, a pimenta do reino, um fio de azeite, misture bem para agregar os sabores então tampe e leve a geladeira por de 2 a 3 horas para que os sabores se combinem ainda mais.
Depois deste tempo separe a mistura em de 8 a 10 bolinhas de tamanho semelhante e, com as mãos, molde-as num formato semelhante ao do quibe (formato oval de aproximadamente 8cm por 3cm).
Coloque uma frigideira média em fogo médio, acrescente as duas colheres de azeite e, quando ele estiver quente, coloque as kaftas (se você não tiver uma frigideira grande o bastante para todas, faça em duas rodadas, voltando as que você fez primeiro para um último minuto, de modo que todas sejam servidas quentes) e frite-as por aproximadamente 10 minutos, virando-as constantemente, para que elas cozinhem por igual em todos os lados (elas devem ser bem passadas).
Para o molho de tahini e laranja coloque o tahini e os sucos da laranja, do meio limão, assim como uma pitada de sal e pimenta do reino no liquidificador e bata até conseguir uma mistura homogênea.
Sirva as kaftas assim que elas saírem da frigideira acompanhadas do molho, com o acompanhamento de sua preferência.