top of page
Buscar

UMA TRADICIONAL TORTA GALESA IDEAL PARA AS CEIAS DE FIM DE ANO!

  • Por Gianpaolo Celli
  • 22 de dez. de 2019
  • 4 min de leitura

Essa é a receita de um Pastry (que pode ser apresentada como uma torta, um empadão ou uma empanada) Galês delicioso que eu provei enquanto estava lá e resolvi apresentá-la aqui. E apesar de a receita ser tradicional na gastronomia do País de Gales, podendo ser tanto um lanche e uma refeição comum no dia-a-dia, ela também é excelente para celebrações. Isso, pois leva em seu recheio tanto carne de porco (da linguiça), que é um animal da Terra, de frango (na verdade a receita original leva carne de caça, mas como é complicado conseguir aqui...), que é do Ar, assim como o vôngole, que é da Água, representando assim os Três Mundos ou Reinos da mitologia celta, razão pela qual eu decidi acrescentar a seu nome Welsh Pastry, essa referência aos Três Reinos, chamando-a de Welsh Three Worlds Pastry ou Torta Galesa de Três Mundos. De preparo simples e sabor marcante, essa delicia tradicional vai bem tanto num lanche, como numa refeição mais elaborada, podendo dar um sabor a mais tanto no seu dia-a-dia como naquela celebração especial, no caso as festas de final de ano. Gostou da ideia? Então você não pode deixar de preparar essa:

TORTA (OU EMPANADA) GALESA DE TRÊS MUNDOS (WELSH THREE WORLDS PASTRY)

2 pacotes de Massa de Pastel para Forno de 300g*

1 kg de Vôngole nas conchas (250g de vôngole limpo, se você preferir)*

250g de Peito de Frango picado finamente

250g de Linguiça Calabresa Defumada picada finamente

50 ml de Vinho Branco Seco

100 ml de Água do Vôngole (caso você esteja usando o com casca)*

4 colheres de sopa de Farelo de Aveia

1 Cebola Média picada finamente

1 cabeça de Alho picado finamente

1 maço de Salsa e Cebolinha picadas finamente

4 colheres de sopa de azeite

Sal e Pimenta do Reino a gosto

PREPARO

Caso você esteja usando vôngoles com casca, coloque-os numa panela grande o bastante para que todas as conchas fiquem em contato com o metal. Acrescente 100 ml de água, tampe e deixe no fogo por alguns minutos, até que elas abram (o que acontece normalmente entre cinco e dez minutos).

Retire as que abriram (as que não abrirem jogue fora, pois elas não estão boas), coloque numa vasilha e retire o vôngole das cascas (o importante de fazer numa vasilha é que você guarde a água que fica dentro das conchas, que é que dá boa parte do sabor à receita). Coe a água que sobrar na panela, jogando fora o fundo onde a areia se deposita. Junte tudo e reserve.

Numa frigideira grande aqueça o azeite então coloque o alho e deixe-o fritar em fogo baixo até que ele comece a dourar (uns três ou quatro minutos). Acrescente a cebola e deixe suar por mais uns três ou quatro minutos. Junte a linguiça e o frango, aumente o fogo e deixe refogar por mais uns cinco ou seis minutos. Finalmente, acrescente a vôngole com a água dele (ou água normal, caso você esteja usando o já limpo), o vinho branco e a salsa e a cebolinha. Tempere com pimenta e sal (prove antes para não exagerar no sal, pois tanto a linguiça como a água do vôngole já são salgadas) e cozinhe por mais uns dois ou três minutos. Acrescente o farelo de aveia e cozinhe até ele absorver o liquido, secando o recheio (normalmente mais uns quatro ou cinco minutos). Reserve até esfriar.

Apesar de já haver apresentado receitas de torta com massa feita em casa, neste caso eu estou usando massa pronta de pastel/empanada para forno (tanto para a empanada como para a torta).

Caso você esteja fazendo empanadas siga as instruções da embalagem, que é: retire a massa da geladeira 30 minutos antes de usá-la. Separe a massa deixando o plástico de proteção; recheie-a na metade com aproximadamente uma colher de sopa de recheio; dobre e então feche com o auxílio de um garfo. Finalmente descarte o filme separador e coloque-a na assadeira. Caso você queira deixa-las como uma aparência mais dourada (opcional) pincele gema de ovo na superfície então leve ao forno preaquecido a 200 °C por cerca de 30 minutos (ou até dourar). Retire a assadeira do forno, deixe as empanadas descansarem por alguns minutos então tire-as da assadeira com uma espátula e é só servir.

Para a torta disponha os círculos de massa um a um numa assadeira de fundo removível. Coloque-os de fora para dentro deixando as massas externas metade na parede da assadeira. Aperte as partes onde as massas se encontram levemente com os dedos para massa grudar uma na outra. Acrescente o recheio, dobre as massas da borda sobre o recheio (como na foto). Use as massas que restarem para decorar a torta (como você pode ver na foto eu coloquei uma em cima e cortei outra para fazer as tirinhas). Como a empanada, leve a torta ao forno preaquecido a 200 °C por cerca de 30 minutos (ou até a massa dourar). Após esse tempo retire a assadeira do forno, deixe-a descansar por alguns minutos então, usando uma luva de proteção retire a base da assadeira e, com uma espátula solte a torta do fundo. Daí é só servir.

Com a quantidade de recheio preparada deu para preparar 8 empanadas e a torta apresentada na foto.

*Obs.: No caso, eu apresento a receita usando e ensinando a fazer com vôngole com casca, pois a receita fica mais saborosa. Caso você não ache, ou não queira ter a dificuldade de abrir e separar os vôngoles, eu deixei a opção de usar o vôngole limpo. Saiba, entretanto, que a receita perderá um pouco de seu sabor se você fizer deste modo.

Como eu sempre apresento a receita exatamente da maneira que preparo (aqui tudo é devidamente testado) como no caso eu usei uma massa industrializada estou apresentando a receita com ela. Se no caso você preferir preparar sua própria massa de torta, eu mesmo já apresentei diversas receitas de massa aqui no site. Escolha uma ou prepare sua receita favorita e só use esse delicioso recheio.

 
 
 
bottom of page