top of page
Buscar

UM BACALHAU PARA FECHAR O ANO COM CHAVE DE OURO

Por GIanpaolo Celli

Falar em bacalhau no final do ano é quase uma obrigação. O que pouca gente sabe é que o bacalhau salgado tem sua origem no século XIV, com as grandes navegações (sendo o processo de salga bem mais antigo, com mais de dois mil anos). O bacalhau por sua vez, que originalmente era um dos alimentos básicos da população mais pobre, no século XVIII tornou-se e ainda se mantém uma iguaria digna das camadas mais ricas da sociedade, portuguesa originalmente e atualmente de diversos lugares do mundo, como aqui no Brasil.

Infelizmente, apesar de ser uma preferência em Portugal, tanto que é chamado de Fiel Amigo, muita gente não gosta de bacalhau. Na verdade, devido aos espinhos não gosta de peixe em geral, assim como do bacalhau em particular, pois, além disso, como as pessoas não sabem dessalgá-lo corretamente, muitas vezes o prato termina excessivamente salgado. Agora, se você gosta de bacalhau vai adorar esse prato! E mesmo se não gosta, vai mudar de ideia ao provar essa deliciosa receita de:

BACALHAU DESFIADO COM PIMENTÃO, ERVILHA E AZEITONA

500g de Bacalhau salgado

250g de Pimentões Vermelhos e/ou Amarelos

150g de Ervilhas congeladas

100g de Azeitonas Pretas sem caroço

75 ml de Vinho Branco seco

100 ml Azeite

5 folhas de Louro

2 Cebolas médias

½ cabeça de Alho

2 colheres de sopa de Salsa e Cebolinha picadas finamente.

Sal e Pimenta do Reino a gosto

PREPARO

Um dia antes de começar a receita coloque o bacalhau na água para dessalgar. Durante este tempo troque a água dele a maior quantidade de vezes possível (eu troquei de água umas cinco vezes), provando a água para ver se ela está ficando sem sal.

Retire alguma pele que venha com o bacalhau, corte-o em pedaços pequenos e cozinhe-o numa panela grande com bastante água e as folhas de louro por de 30 a 40 minutos. Retire-o da água e deixe-o esfriar, jogando-a fora, assim como as folhas de louro. Quando o bacalhau estiver frio desfie-o e retire o máximo de espinhas possível, assim como a pele, se tiver.

Enquanto o bacalhau esfria bata as cebolas e o alho no liquidificador com o vinho branco, corte as azeitonas ao meio (e retire os caroços, se você usar azeitonas com caroço) e, após abrir os pimentões pelo topo, tire as sementes e corte-os em rodelas de 1 centímetro.

Feito isso, numa panela grande coloque o azeite, as cebolas e o alho liquidificados com o vinho, as ervilhas os pimentões, as azeitonas e o bacalhau, e refogue por trinta minutos (acrescente um pouco de água se achar necessário) mexendo de tempos em tempos para que os sabores se incorporem.

Prove, acrescente o sal se necessário, assim como a pimenta do reino. Então deixe cozinhar por mais quinze minutos. Daí é só deixar descansar e servir com a salsa e cebolinha sobre o bacalhau, com seu acompanhamento proferido (o da foto é Creme de Milho, receita que eu recentemente publiquei no site).

 
 
 
bottom of page