top of page
Buscar

SALTIMBOCCA ALLÁ ROMANA: UM PRATO QUE “SALTA PARA A BOCA”

  • Por GIanpaolo Celli
  • 6 de dez. de 2015
  • 2 min de leitura

Uma receita tradicional da cozinha italiana, mais especificamente da região do Lazio, no centro da Itália (onde fica Roma), a Saltimboca tem este nome porque, segundo dizem, os escalopes de vitela envolvidos em farinha, com folhas de sálvia, mussarela e presunto cru são tão bons que eles literalmente “saltam para a boca”.

Uma observação já de começo: além de apresentar a receita original, feita com vitela, como no prato da foto, usei peito de frango, seguindo exatamente a mesma receita e o resultado ficou excelente. Farei algumas colocações a respeito para se trabalhar também com essa variação.

INGREDIENTES

400g de Escalope de Vitelo (aqui uso peito de frango)

200g de Presunto Cru

200g de Mussarela de Búfala

100g de Farinha de Trigo

100 ml de Vinho Branco Seco

80g de Manteiga (pode ser azeite)

8 Folhas de Sálvia grandes

Sal e Pimenta do Reino a gosto

PREPARO

Abra os oito escalopes com auxilio de um batedor de carne (no caso dos filés de frango, cortei-os pela metade, para deixa-los mais finos, depois usei o batedor). Tempere com sal e pimenta do reino.

Passe-os na farinha e retire o excesso. Em seguida cubra um dos lados com a mussarela, a folha de sálvia e o presunto cru. Prenda tudo com o auxílio de palitos (aqueles grandes, usados no churrasco para fazer espetinho, são uma boa, mas se você não tiver pode usar mais de um palito de dente para cada escalope/filé).

Salteie cada um na manteiga (ou no azeite) e reserve. Deglaceie então a frigideira com o vinho branco (para quem não sabe, deglacear é colocar o líquido – no caso vinho – na panela de modo que ele “limpe” a mesma, agregando os sabores da carne, dos complementos – aqui a farinha, a mussarela de búfala e o presunto cru – e dos temperos).

Prove o molho restante, ajustando os temperos se necessário. Retire os palitos e sirva a Saltimbocca acompanhada do molho.

 
 
 
bottom of page