PÁPRICA SCHNITZEL: UMA RECEITA IDEAL PARA A PASCOA
- Por GIanpaolo Celli
- 27 de mar. de 2016
- 3 min de leitura

Você pode estranhar que eu venha com um prato que não seja de peixe para a páscoa, mas segundo estudiosos, antes de ser incorporada e misturada às comemorações judaico-cristãs (como aconteceu com o Natal), esta data era dedicada ao culto da deusa germânica da primavera e da fertilidade, do amor e do renascimento conhecida como Eostre. Foi do nome dela, inclusive, que veio a palavra Páscoa, tanto em inglês (Easter) quanto em alemão (Ostern).
Assim, para uma data em que se também se honra uma divindade germânica, nada melhor do que um prato típico da gastronomia de lá. Até porque, como um amigo comentou, se você tem paz de espírito, é isso que importa.
INGREDIENTES
Para o Molho de Páprica
300g de creme de leite
200 ml de caldo de vegetais
1 cebola ralada
1 colher de sopa de farinha de trigo
1 colher de sopa de páprica picante
1 colher de chá de páprica doce
sal a gosto
Para o Filé
500g de filé mignon suíno cortado em bifes
suco de 1 limão
sal e pimenta-do-reino a gosto
Qb de azeite ou manteiga
Para o Knoedeln (Bolinho de Batata)
4 batatas (aproximadamente 500g)
100 g de farinha de trigo
1 colher de sopa de manteiga
1 ovo
PREPARO
Como este é um prato complexo, pois tem os bifes, o molho e os bolinhos, a preparação deve ser feita em partes, e não simplesmente seguindo a ordem filé, molho e bolinho, apresentada abaixo. Para ter uma ideia de como fazer a receita, de uma olhada na observação ao final da receita.
Para o Filé Mignon Suíno
Martele cada um dos bifes com o martelo de cozinha, de modo a deixá-los bem macios e finos. Tempere-os então com sal, pimenta e limão. Aqueça o azeite ou a manteiga e doure bem os bifes. Reserve.
Modo de Preparo do Molho de Páprica
Na mesma panela usada para fritar os bifes, para aproveitar o gosto, doure a cebola até ficar transparente. Junte o trigo, mexa bem e acrescente o caldo aos poucos, misturando sempre. Junte os demais. Prove os temperos e corrija o sal. Reserve.
Do Knoedeln (Bolinho de Batata)
Descasque e cozinhe as batatas. Esprema-as e então misture a farinha, o ovo e a manteiga até conseguir uma consistência de massa. Reparta a massa em 4 bolinhos ou mais e leve-os para cozinhar.
Como os knoedeln são semelhantes ao nhoque, é usado o mesmo processo de preparo. O ponto do cozimento é quando os bolinhos boiarem na água fervendo.
Obs.: Os bolinhos devem ser feitos imediatamente, pois caso a massa descanse poderá perder o ponto e estragar a receita, por isso tome cuidado nas etapas de preparação.
Depois de separar todos os ingredientes, descasque as batatas e coloque-as para cozinhar. Enquanto isso tempere os bifes e prepare-os. Com eles prontos, faça o molho e reserve-o (você sempre poderá acender o fogo por alguns minutos para reaquecê-lo se necessário)
Retire as batatas da água, mas não a jogue fora. Ela já está quente e servirá para preparar os knoedeln. Depois de amassá-las, prepare os bolinhos e ponha-os na água fervente. Enquanto isso verifique a temperatura do molho, reaquecendo-o se necessário.
Aqui temos duas opções de apresentação. Pode-se simplesmente, após os bolinhos ficarem prontos, servir o molho bem quente sobre os bifes, ou pode, como eu mesmo fiz, deixá-los na panela do molho por alguns minutos, enquanto os knoedeln ficam prontos,