FRICASSÊ DE COGUMELO: UM ACOMPANHAMENTO COM CARA DE PRATO PRINCIPAL
- Por GIanpaolo Celli
- 31 de jul. de 2016
- 2 min de leitura

Uma vez mais falarei aqui de acompanhamentos. Isso, pois de nada adianta você fazer um prato principal excelente se pecar no acompanhamento. Afinal, pode não parecer, mas este é um aspecto tão importante quanto na apresentação de um prato.
No caso, esta foto foi de um jantar em que o prato principal foi um churrasco de costela suína no molho barbecue, conhecido como Barbecue Ribs e já apresentada aqui (em 07/12/2014 no artigo A ‘Inexistente’ Gastronomia Dos Estados Unidos). Como acompanhamento servi Arroz com Brócoli acompanhado por um Fricassê de Cogumelos, uma receita tradicional irlandesa que apresentarei agora.
INGREDIENTES
850 g de cogumelos de sua escolha, limpos e picados
50 g de cogumelos (funchi) secos picados
75 g de manteiga
150 ml de vinho tinto
2 colheres de sopa de creme de leite
1 cebola, bem picada
1 cabeça de alho, picada ou amassada
1 colher de chá de manjerona
1 colher de chá de salsa, picada
1 gema de ovo
1 colher de chá de farinha de milho (Maisena)
sal e pimenta a gosto
Coloque os cogumelos secos em metade da quantidade do vinho e leve ao fogo. Deixe ferver e então reserve.
Derreta 50 g da manteiga numa panela* e coloque a cebola e o alho picados para fritar, mexendo até que amoleçam. Antes que dourem, adicione os cogumelos e deixe a mistura em fogo baixo por cerca de 10 minutos para que estes soltem seu suco. Note que a ideia é que os cogumelos cozinhem, não fritem.
Adicione então os cogumelos secos devidamente reidratados, a manjerona, a salsa, o restante do vinho (inclusive aquele que hidratou os cogumelos), o sal e a pimenta, e deixe a mistura toda ferver.
Enquanto isso, misture a gema de ovo com farinha de milho e o creme de leite, adicione então o preparado na frigideira, de modo a engrossar o caldo do cogumelo e do vinho.
Misture tudo e deixe em fogo baixo para manter o calor até que você for servir.
* Observação.: Como a receita ficou grande demais para as minhas frigideiras, usei um woky, que além de grande é bem aberto, facilitando a mistura dos ingredientes.