SCONES: UM TRADICIONAL PÃOZINHO IRLANDES MUITO SIMPLES DE SE FAZER
- Por GIanpaolo Celli
- 21 de ago. de 2016
- 3 min de leitura

Seguindo a ideia de receitas rápidas, gostosas e não tão conhecidas, como o Naan, apresentado algumas semanas atrás, hoje é a vez do Scone, um tradicional pãozinho originário do Reino Unido feito geralmente de trigo, cevada ou aveia e preparado na frigideira.
E quando digo tradicional pode acreditar, pois a primeira menção da palavra Scone, escolhido como representante da Irlanda no Europe Café da União Europeia em 2006 (o Reino Unido escolheu como seu representante o shortbread), segundo o dicionário Oxford, foi em 1513.
Apesar da escolha feita pela Irlanda (a receita apresentada abaixo é uma versão irlandesa), de acordo com o The Highlander’s Cookbook, o Scone clássico se originou de um pão escocês chamado Bannock cortado em pedaços. Além disso, atualmente existem inúmeras variações regionais da receita, não só em países que tem o inglês como língua mãe como a Inglaterra, a Escócia, a Irlanda, metade do Canadá, os EUA e a Austrália, como também na Hungria, Alemanha e Holanda. De qualquer modo, vamos à receita:
GRIDDLE SCONES
225g de Farinha de Pão de Soda*
1 colher de sobremesa de Açúcar
50g de Frutas Secas ou Cristalizadas (eu usei cristalizadas)
125ml de Buttermilk/Leitelho*
1 pitada de sal
Farinha extra para sovar a massa
PREPARO
Após preparar o leitelho, coloque a farinha (se você, como eu, estiver usando farinha comum, acrescente o preparado de bicarbonato de sódio e limão), o açúcar, o sal e as frutas cristalizadas. Faça um furo no centro e acrescente o leitelho então misture com uma colher até formar uma massa firme.
Coloque a massa numa superfície levemente esfarinhada e sove a massa até conseguir deixá-la no formato de uma bola. Amasse-a então de modo a deixá-la com mais ou menos 20 cm de diâmetro e 1/2 centímetro de grossura.
Corte então em 4 pedaços iguais e coloque numa frigideira previamente untada com óleo e aquecida.
Deixe-os por aproximadamente 3 a 4 minutos em fogo médio para alto de cada lado até que eles cresçam e comecem a escurecer.
Sirva quente ou frio com manteiga ou geleia para acompanhar o chá.
NOTA DO CHEFE: Se quiser fazer uma versão salgada, inverta o sal e o açúcar (coloque sal ao invés de açúcar e uma pitada de açúcar no lugar do sal) e no lugar das frutas secas presunto ou bacon picados ou ervas de sua preferência.
OBS.: Como fazer o Scone sem a farinha de pão de soda ou o leitelho - No lugar de Farinha de Pão Soda a receita indica, para 125g de farinha comum, 1 colher de chá de Bicarbonato de Sódio e uma de Cream of Tartar ou Bitartarato de Potássio, que é o resido que se cristaliza nos barris de vinho durante a fermentação do suco de uvas. Chamado em alguns países de "borra", pode ser coletado e purificado para produzir um pó branco, inodoro e ácido usado para muitas finalidades gastronômicas.
Como você não vai precisar de muito, melhor do que comprar e depois não usar é fazer em casa. Para isso você vai precisar de:
CREAM OF TARTAR / BITARTARATO DE POTÁSSIO ARTESANAL
1/2 colher de chá de Bicarbonato de Sódio
1 colher de chá de Vinagre Branco ou Suco de Limão
PREPARO
Misture os dois, misture com a outra colher de chá de Bicarbonato de Sódio e coloque na farinha no início da receita
Já no caso do Buttermilk, ou Leitelho, este é um ingrediente usado em diversas receitas de pães, bolos, panquecas e waffles de origem inglesa e estadosunidense é como é chamado o resíduo líquido da fabricação da manteiga. No Reino Unido, EUA, Canadá e Austrália é normalmente encontrado nos supermercados em versões líquida e em pó, mas como não temos buttermilk / leitelho por aqui, o jeito é fazer artesanal. Para isso você vai precisar de:
BUTTERMILK / LEITELHO ARTESANAL
1 colher de sopa de Vinagre Branco ou Suco de Limão
100ml de Leite
PREPARO
Coloque o vinagre ou limão num recipiente e acrescente o leite. Misture e deixe descansar por 10 ou 15 minutos. Quando a mistura coalhar está pronto, é só usar.