top of page
Buscar

CUSCUZ: O MAIS PAULISTA DOS PRATOS

  • Por GIanpaolo Celli
  • 4 de set. de 2016
  • 2 min de leitura

Algum tempo atrás apresentei uma receita de Couscous Marroquino, comentando sobre a originalidade e tradição desta delicia do Oriente Médio e mostrando as diferenças deste desconhecido para o nosso conhecidíssimo Cuscuz.

Bom, em minha eterna volta ao mundo gastronômica já passei e repassei por inúmeros países, inúmeras culturas. Só recentemente apresentei receitas da Itália, depois da França, passando para o já citado Oriente Médio, depois indo para Irlanda e finalmente chegando na Tailândia, só para desembarcar em nossa culinária brasileira (paulista par ser mais exato), pois como já coloquei, a receita de hoje é de CUSCUZ PAULISTA.

INGREDIENTES

300g Camarões limpos*

250g de Farinha de Milho em Flocos

150g de Tomates sem pele e sem semente picado

150g de Palmito em conserva em cubos pequenos (opcional)

120g de Cebola finamente picada

70g de Ervilhas

60g de Pimentão Vermelho picado

60g de Pimentão Verde picado

50 ml de Azeite de Oliva

50g de Azeitonas verdes picadas

30g de Farinha de Mandioca

20g de Salsa picada

20g de Cebolinha

10g Alho finamente ficado

2 Ovos cozidos (opcional)

1 pacote de Molho de Tomate

1 lata de Sardinha em Óleo

1 folha de Louro

Quanto baste de Água Quente*

Sal e Pimenta do Reino a gosto

PREPARO

Numa panela aqueça o azeite e refogue a cebola e o alho. Acrescente o tomate, os pimentões e os camarões e deixe refogar.

Retire os camarões após alguns minutos, quando eles mudarem de cor, para que eles fiquem muito cozidos e borrachudos. Acrescente então o molho de tomate e deixe refogar por mais alguns minutos.

Abra as sardinhas, retire as espinhas, desfaça as mesmas em pedaços e acrescente no molho, assim como o palmito (se você for usar), as ervilhas, azeitonas, o louro e água quente o bastante para produzir um caldo*. Tempere com sal e pimenta do reino a gosto, junte os ovos cozidos (se for usar), a salsa e cebolinha e deixe cozinhar por mais alguns minutos.

Aos poucos vá jogando na panela a mistura de farinha de milho e mandioca e vá misturando, de maneia a conseguir um creme espesso, não muito denso, que solte do fundo da panela.

Unte uma forma com azeite e decora-a com os camarões (no meu caso foram as caldas de lagostim) e despeje o cuscuz, distribuindo bem a massa, mas sem compactá-la demais, pois não só ela deve ficar cremosa, como ao esfriar ela tende a enrijecer.

Deixe esfriar, desenforme e sirva.

*Obs.: no caso dos camarões, não só usei lagostins limpos, mas também aproveitei as cascas da calda dos lagostins para ferver na água usada para fazer o caldo de modo a aumentar o sabor (na verdade isso é um caldo básico de camarão).

 
 
 
bottom of page