top of page
Buscar

“PULPO A LA GALLEGA”: OUTRA DELÍCIA ESPANHOLA PARA VOCÊ FAZER EM CASA

  • Por GIanpaolo Celli
  • 16 de out. de 2016
  • 2 min de leitura

Esta foi outra receita que aprendi quando fiz o Caminho de Santiago, na Espanha, em 2007. E mais do que um prato tradicional espanhol, é um prato tradicional da região da Galícia, no noroeste. Eu me recordo que comi Pulpo a la Gallega (ou Pulpo a Feira, como também é conhecido) quando jantei no Cebreiro, a primeira cidade do Caminho já na região da Galícia, e tenho que dizer que gostei tanto que de lá até o Santiago de Compostela comi todos os dias, às vezes no almoço e no jantar, e as vezes como entrada e também como prato principal (uma das coisas interessantes no Caminho é que toda refeição, que não fosse o café da manhã ou desayuno, é composta por uma entrada, um prato principal e uma sobremesa, além de acompanhada por água ou vinho, e ao menos quando eu fui, custava em média nove euros).

De qualquer modo, o interesse foi tanto que após provar ainda no Cebreiro pedi a receita, que já testei e apresento aqui:

INGREDIENTES

1 Polvo de 1 a 2 kgs

1 Cebola com casca

2 a 4 colheres de sopa de Azeite de Oliva

1 ou 2 colheres de Páprica Doce.

1 ou 2 colheres de Páprica Picante.

1 cálice de Aguardente

Sal e Pimenta do Reino a gosto

PREPARO

Antes de cozinhar, o polvo deve ser amaciado. Para isso deixe-o no congelador por dois dias para quebrar os nervos. Eles se romperão quando a água da carne congelar. Isso também deixará o polvo mais tenro. Deixe-o descongelar então e lave-o bem.

Ponha no fogo uma panela com água e uma cebola. Quando a água ferver, escalde o polvo por três vezes tirando-o e mergulhando-o na panela (esta técnica se chama assustar o polvo) e depois o coloque definitivamente para cozinhar.

O tempo de cozimento dependerá do tamanho do polvo. Para um de 2 quilos o normal é uns cinquenta minutos.

Uma vez pronto, retire a panela do fogo, verifique se o polvo está tenro. Volte-o a panela, jogue a aguardente (os galegos dizem que a aguardente evita que a pele saia) e deixe por alguns minutos.

Logo depois corte os tentáculos do polvo com uma tesoura em rodelas generosas e regue-o com azeite, polvilhando depois a páprica doce, a picante e sal e a pimenta do reino a gosto.

Então é só servir.

Obs.: Novamente tenho que dizer que sei que polvo é um prato caro, mas como eu já coloquei como não é algo que se come todo dia (a menos que você esteja na Galícia), vale uma visita ao Ceasa para consegui-lo a um preço razoável.

 
 
 
bottom of page