top of page
Buscar

TORTA, PASTEL OU PANQUECAS MEXICANAS: VARIAÇÕES DO CHILLI COM CARNE

  • Por GIanpaolo Celli
  • 18 de dez. de 2016
  • 3 min de leitura

Há algum tempo apresentei a receita de Chilli com Carne original, que aprendi quando fiz a pós-graduação de gastronomia no SENAC, na parte do curso que ensinava culinária mexicana.

Quem conhece o prato, contudo, sabe que na verdade o Chilli com Carne não é um prato mexicano, mas como já havia explicado, é chamado de Tex-Mex, uma adaptação da comida mexicana preparada no Texas.

A receita de hoje, apesar de parecida, possui algumas diferenças: é feita com carne de porco e só com o caldo do feijão, o que facilita no caso de usá-la como recheio de panquecas, pasteis ou para uma torta mexicana.

Na foto eu comi o recheio, acompanhado de pequenos pedaços de panqueca, como um petisco. Mas vamos a receita:

PARA O RECHEIO

400g de tomate sem pele (pode ser aquele tomate em lata)

300g de carne suína moída

200g de feijão vermelho bem cozido (pode ser outro tipo de feijão – eu usei o rajado)*

100g de cebola picada

50g de bacon picado

2 pimentas jalapeño picada (pode ser dedo de moça) *

2 dentes de alho

Quanto baste de oregano (pode ser 1 ou 2 colheres de sobremesa)

Quanto baste de Cominho (pode ser 1 ou 2 colheres de sobremesa)

Quanto baste de sal

PREPARO

Prepare o feijão e passe-o numa peneira para ficar só o com caldo. Reserve.

Numa panela grande (usei um woki) doure o bacon. Acrescente então a carne de porco moída, colocando-a aos poucos, para não baixar a temperatura da panela e soltar água. Deixe por alguns minutos até cozinhar. Reserve.

Na mesma panela usada para fazer a carne coloque um pouco de azeite e então acrescente as pimentas, as cebolas e os alhos, misturando até murcharem. Adicione os tomates (com o suco se usar em lata) e os demais temperos. Deixe cozinhar até ferver.

Retorne a carne à panela, acrescente o caldo feijão e deixe ferver até reduzir e ficar mais consistente. Apesar do chilli ter a consistência de um caldo, a ideia aqui é ficar mais consistente, para ser usado como recheio. Vá provando, acertando o sal se necessário.

Deixe descansar e prepare panquecas, pasteis ou uma massa de torta. Recheie e então leve ao forno por uns 30 ou 40 minutos.

*Obs.: Se você quiser pouco apimentado, use a pimenta sem as sementes; se preferir muito picante, deixe-as. Já em relação ao feijão, é verdade que se falarmos da receita tradicional, temos de usar o feijão vermelho, mas se você não tiver, nem quiser comprar um pacote só para fazer esta receita, pode usar outro, como eu mesmo fiz.

PANQUECA

1 copo grande (aproximadamente 200 ou 250ml) de leite ou água (ambos funcionam e fica bom)

1 copo grande (a mesma quantidade do líquido) de farinha de trigo

1 ovo

1 colher de sopa de óleo

1 colher de café de sal

PREPARO

Junte todos os ingredientes no liquidificador e bata até conseguir uma consistência homogênea. Depois é só untar uma frigideira (ou uma panquequeira, se você tiver) com um pouco de óleo, colocar no fogo e, quando estiver bem quente, colocar a massa, usando uma concha (cheia até um pouco mais da metade). Deixe dourar levemente e então vire, depois deixe por mais alguns segundos. Vire então sobre um prato.

Depois é só rechear e enrolá-las

MASSA PARA TORTA OU PASTEL

1kg Farinha de trigo

1 pacote Gordura Vegetal

1 lata de Guaraná

Sal a gosto (muito para a massa salgada)

PREPARO

Essa massa é interessante, pois além dela não precisar ser pré-assada, simplesmente porque para prepará-la basta misturar todos os ingredientes, sová-los e depois abrir a massa com um rolo.

Coloque a massa na forma ou corte em círculos para o pastel, que você deverá fechar e apertar com um garfo, então leve ao forno baixo (de 160 a 180 graus) até o recheio ficar firme e com uma leve crosta.

Espere esfriar um pouco e pode servir.

 
 
 
bottom of page