DO SUL DOS EUA PARA SUA MESA: CAMARÃO À CREOLE
- Por Gianpaolo Celli
- 14 de jan. de 2018
- 2 min de leitura

Uma vez mais eu trago aqui um prato da gastronomia dos Estados Unidos, provando que, ao contrário do que a maioria pensa, eles têm sim uma gastronomia variada. E como já coloquei anteriormente, a gastronomia de um povo ou país é determinada por sua geografia e história.
No caso, a receita é do Estado da Louisiana, da chamada Costa do Golfo, uma região que, devido ao grande acesso ao Golfo do México e aos rios, tem uma gastronomia baseada em peixes e frutos do mar. Do mesmo modo os habitantes do Estado tiveram suas origens de imigrantes do Caribe, Espanha e África, além dos nativo-americanos.
O termo creole, inclusive, originário da palavra espanhola criollo, que significa “nativo de um lugar”. Mais tarde, os colonizadores franceses do Canadá foram expulsos pelos inglês e terminaram em Nova Orleans, trazendo um estilo culinário que depois se tornou conhecido como cajun, que misturou-se a cozinha creole, emprestando-lhe elementos franceses, como os caldos e o uso do roux (preparação de origem francesa utilizada para engrossar sopas e molhos cozinhando farinha de trigo em manteiga derretida ou azeite até formar um creme). Mas chega de história, vamos a receita:
CAMARÃO À CREOLE
1kg de Camarão limpo
6 Tomates sem pele e sem semente cortados grosseiramente
2 Cebolas picadas finamente
2colheres de sopa de Azeite
1 colher de sopa de Farinha
1 xícara de chá de Água
1 Pimenta Dedo de Moça sem sementes picada
1 Maço de Cheiro Verde picado
1 cabeça de alho picada finamente
1 folha de Louro
Sal e Pimenta do Reino a gosto
1 xícara e meia de arroz já devidamente preparado (quente)
PREPARO
Numa panela grande aqueça o azeite. Acrescente o alho picado e deixe dourar (com cuidado, para que não queime, pois se queimar deixa um sabor amargo. Aproximadamente 2 minutos). Agregue as cebolas e deixe refogar (de 2 a 3 minutos).
Quando as cebolas tiverem amolecido,coloque a farinha e misture ao azeite até que ela fique num tom castanho claro (aproximadamente 3 minutos). Acrescente então os camarões e misture até que eles fiquem cobertos com a mistura.
Quando eles começarem a mudar de cor (um uns 2 ou 3 minutos), acrescente a água, os tomates e a pimenta. Coloque a folha de louro e metade do cheiro verde. Tempere então com sal e pimenta e mexa bem por uns 10 minutos (até que os camarões fiquem rosados).
Divida o arroz em de 5 a 6 pratos fundos, cubra com o Camarão à Creole e pode servir.