CARNE ENSOPADA, UMA COMFORTING FOOD MAIS DO QUE NECESSÁRIA
- Por Gianpaolo Celli
- 21 de jan. de 2018
- 2 min de leitura

Entra ano e sai ano estamos sempre na correria. Tanto, que já faz algum tempo que considerava uma vez mais preparar e apresentar aqui uma comforting food. Aquela receita deliciosa feita para ser saboreada com tempo, que nos faz lembrar os bons momentos da infância e relaxar, ao menos um momento, em meio ao caos de nossa vida.
E como não há nada mais saboroso do que uma carne ensopada com cogumelos secos, em que o cogumelo puxa para si o gosto ensopado, deixando nele seu sabor, a receita de hoje é exatamente essa:
CARNE ENSOPADA COM COGUMELOS SECOS
700g de Carne de sua preferência (eu usei lagarto) em cubos ou picada na ponta de faca
500 de Cogumelos Secos (hidratados no vinho tinto)
4 Cebolas picadas grosseiramente
1 xícara de chá Folha de Salsão finamente picada
1 cabeça de Alho picado
½ Cenoura em rodelas ficas
½ maço de Cheiro Verde picado finamente
750ml de Vinho Tinto seco
Quanto Baste de Azeite de Oliva (aproximadamente ½ xícara de chá)
Quanto baste de água para o cozimento
Sal e Pimenta de Reino a Gosto
Coloque o cogumelo seco numa vasilha e coloque vinho o bastante para ele hidratar (uns 300ml devem bastar). Reserve por algumas horas.
Corte a carne em cubos pequenos ou pique ela na ponta de faca (eu piquei na ponta de faca). Pique então os cogumelos já hidratados e misture com a carne. Tempere com sal e pimenta do reino e deixe descansar por alguns minutos.
Enquanto isso coloque o azeite para esquentar numa panela grande então junte as cebolas, as folhas de salsão, o alho e a cenoura e deixe refogar por alguns minutos. Quando a cebola começar a perder a cor, acrescente a carne com os cogumelos secos, deixe refogar por alguns minutos então acrescente o que restou do vinho e umas duas xícaras de chá de água.
Cozinhe em fogo baixo com a panela tampada por aproximadamente uma hora após levantar fervura. Após está primeira hora de fervura, desligue e deixe o ensopado descansar até a manhã seguinte (a ideia aqui é que enquanto o ensopado descansa, todos os sabores se misturam).
Continue a fervura, por mais uns 45 minutos, ainda em fogo baixo e com a panela tampada, acrescentando água quente sempre que achar necessário (a ideia é que sempre tenha água praticamente cobrindo a carne).
Deixe descansar por mais algumas horas então cozinhe uma terceira vez, novamente em fogo baixo, mas desta vez sem a tampa (a ideia agora é reduzir o líquido do ensopado) por mais outros 45 minutos (pode ser um pouco mais). Tudo irá depender de como está seu ensopado, o ideal é que o ensopado, já reduzido esteja mais espesso.
Terminado este último cozimento, desligue o fogo e deixe o ensopado descansar por alguns minutos, então o sirva acompanhado de arroz, batatas, ou purê. No caso da foto o acompanhamento é um purê rústico de abóbora.