top of page
Buscar

PIADINA, MAIS UMA RECEITA MEDIEVAL PARA VOCÊ PREPARAR EM SUA CASA

  • Por GIanpaolo Celli
  • 25 de fev. de 2018
  • 2 min de leitura

Típica da região da Emilia Romagna, no norte da Itália, a primeira evidência escrita do nome Piadina, como agora é conhecido, aconteceu em 1371, na ‘Descritio Romandiolae’ que, pela primeira vez, deu a receita do ‘pão do povo’ desta região: " feito com farinha de trigo umedecida com água e aromatizada com sal. É então amassada com leite também, e também um pouco de banha". Atualmente a Piadina é vendida logo após seu preparo em quiosques chamados de piadinerie.

Como a pizza, esta massa é recheada com uma variedade de produtos, indo desde queijos, frios ou legumes, até doces, como geleia ou creme de chocolate (Nutella). Do mesmo modo, como a pizza, dependendo do local existem pequenas diferenças na receita, sendo algumas menores e mais grossas, enquanto outras são mais finas e com um maior diâmetro.

Segue então a receita desta delicia que, comida por cosmonautas russos como parte de uma experiência de dieta mediterrânea na Estação Espacial Internacional, chegou até o espaço:

PIADINA

3 xícaras de chá de Farinha de Trigo (mais um pouco para sovar a massa)

1 xícara de chá de Leite

2 colheres de sopa de Azeite

1 colher de chá de Orégano ou Manjericão Secos (opcional, eu usei Orégano)

1 colher de sopa de Fermento em Pó Químico

1 colher de chá de Sal

PREPARO

Coloque a farinha de trigo o sal e o fermento numa vasilha e misture os ingredientes. Acrescente o azeite e o leite e misture bem, até que a massa forme quase uma bola.

Enfarinhe uma superfície lisa e sove a massa por mais 2 ou 3 minutos. Enrole-a então em formato cilíndrico e corte a massa em 6 pedaços. Com um rolo de macarrão (ou uma garrafa, se você não tiver) amasse cada um destes pedaços até que eles tomem o formato de discos de entre 15 e 20 cm. Com um garfo, fure a massa para não criar bolhas.

Leve cada um dos discos a uma frigideira ou panquequeira em fogo médio e aqueça-os de 2 a 3 minutos cada lado, virando de vez em quando para não queimas.

Depois de pronto é só servir, seja no café da manhã com manteiga, requeijão ou geleia, ou recheado como você desejar, com presunto, queijo, creme de chocolate ou, como eu fiz, com linguiça toscana preparada com molho de tomate e cebolinha, como uma pizza feita em casa.

 
 
 
bottom of page