QUE TAL PROVAR (E PREPARAR) UMA LULA À MODA ARGENTINA?
- Por GIanpaolo Celli
- 11 de mar. de 2018
- 2 min de leitura

Apesar de que quando pensamos na Argentina as primeiras coisas que nos vêm à cabeça são o churrasco, a empanada e o choripán (um delicioso pão com chouriço e chimichurri), devido a grande costa de água gelada, frutos do mar também são tradicionais na gastronomia de lá.
Na realidade, a culinária argentina bebeu de muitas fontes, tendo em suas bases além da gastronomia francesa, a alemã, a inglesa, a italiana e a espanhola evidentemente, pois imigrantes destes países trouxeram em suas bagagens não só hábitos sociais, mas tradições culinárias que foram de grande valia para a gastronomia local.
Vamos então a receita de:
LULA PICANTE À MODA ARGENTINA
400G de Lula devidamente limpa e cortada (aqui eu usei anéis de lula)
100g de Vinho Branco Seco
3 dentes de Alho picados
2 colheres de sopa de Chimichurri Picante
2 Tomates
1 colher de sopa de Vinagre Balsâmico
1 Cebola picada grosseiramente
1 xícara de chá de Cheiro Verde picado
Quanto Baste de Azeite
Sal e Pimenta do Reino à gosto
PREPARO
Numa panela grande coloque a cebola, o alho e o bastante de azeite para refogar a cebola. Coloque no fogo alto e deixe refogar por 2 minutos. Acrescente o vinagre balsâmico, mexa para mistura-lo bem, então deixe refogar por mais 2 minutos.
Acrescente a Lula, o Chimichurri, sal e pimenta do reino e deixe refogar por mais dois ou três minutos.
Enquanto isso, numa panela menor cozinhe os tomates até eles ficarem macios, leve ao liquidificador com o vinho, bata então coe e acrescente na panela da Lua, com metade do cheiro verde.
Deixe cozinhar em fogo baixo por mais 5 ou 10 minutos. Prove a lula, para que ela não fique borrachuda e o caldo, acertando o sal e a pimenta do reino, caso necessário.
Deixe descansar por um minuto, então sirva, com arroz, acrescentando o restante do cheiro verde, diretamente, um pouco em cada prato.