BABAGANUCHE, DIRETAMENTE DO ORIENTE MÉDIO PARA SUA COZINHA!
- Por Gianpaolo Celli
- 22 de abr. de 2018
- 2 min de leitura

Como eu já apresentei o Homus, assim como o Falafel e diversos outros pratos tradicionais da gastronomia árabe, há muito que eu mesmo me prometia preparar novamente e apresentar a receita do babaganuche. Baba ganoush, Babaganoush babaganuche, como é conhecido aqui, é um aperitivo muito popular na área do Levante, indo do Líbano, até Israel, passando pela Síria, Jordânia e Egito.
Além de poder ser servido como entrada, como acompanhamento de outros pratos como um molho que agregará um sabor diferente à carne, frango ou mesmo à uma salada de folhas, ou como uma opção vegetariana em lanches ou no café da manhã, com os mais diversos tipos de pão, assim que incorporar o babaganuche à suas refeições verá que este patê pode ser um coringa em sua cozinha. Vamos à receita então:
BABAGANUCHE
2 Berinjelas Grandes
120g de Tahini
120ml de Suco de Limão
60ml de Água
6 Dentes de Alho
2 colheres de chá de Sal
2 colheres de sopa de Azeite
PREPARO
Descasque a Berinjela e asse-a até que ela fique macia (você pode fazer isso no forno, cortando a berinjela em cubos, ou no fogão, cortando-a em fatias mais finas e usando uma grelha, em fogo baixo. Se for este o caso, que foi o que eu usei, vire-as constantemente, para que elas não queimem. Apesar de que um dos sabores do Babaganuche é um queimado da berinjela assada)
Assim que as berinjelas forem ficando macias, coloque-as num recipiente com os demais ingredientes (o Tahini, o suco de limão, a água, o alho, o sal e o azeite) bata tudo com um processador ou num liquidificador.
Agora é só servir, de preferência com Pão Pita (árabe), com o tradicional Naan preparado por você mesmo usando a receita que, inclusive, eu já apresentei aqui no Sua Opção Gourmet, ou, como eu já comentei, para temperar uma salada, carne ou frango.