top of page
Buscar

POLVO A LAGAREIRO, UMA DELICIA PORTUGUESA COM CERTEZA!

  • Por Gianpaolo Celli
  • 17 de jun. de 2018
  • 2 min de leitura

Este é um prato culinário típico de Portugal. Derivado do Bacalhau à Lagareiro (expressão que designa alguém que trabalha num lagar, como é chamada a produção de azeite em Portugal), o Polvo à Lagareiro surgiu como uma variação refinada deste clássico.

Além disso, o Polvo a Lagareiro é uma das formas como os portugueses mais gostam de comer polvo. Bem regado com azeite, temperado com muito alho e acompanhado de batatinhas assadas, azeitonas e alho, não há quem lhe resista!

POLVO À LAGAREIRO

700 kg de Polvo (devidamente limpo)

300 g de Batatas

150 ml de Azeite

10 Azeitonas Pretas sem semente

4 folhas de Louro

2 cabeças de Alho

1 Cebola

qb Sal e Pimenta do Reino

PREPARO

Numa panela grande coza o polvo com cerca de 3 litros de água, um fio de azeite e uma cebola. Coza durante 30 minutos, até estar tenro. Verifique espetando um garfo nos tentáculos mais grossos. Aproveite para dar uma pré-cozida nas batatas, deixando-as ferver por aproximadamente 20 minutos (o importante aqui não deixá-las prontas, mas facilitar quando elas forem assar).

Ao terminar a cocção, tempere a água com sal e deixe o polvo na água de modo que ele resfrie naturalmente. Enquanto isso preaqueça o forno a 180º C.

Separe a cabeça dos tentáculos, cortando-a em anéis. Os tentáculos podem ser cortados ou não, dependendo de como você fará a apresentação do prato. Eu cortei-os, mas foi uma opção minha.

Numa travessa que vá ao forno coloque as batatas (a receita original é de batatas ao murro, de modo que você deve abri-las forçando-as como se elas tivessem levado um murro. Uma opção, caso você não queira fazer isso é simplesmente cortá-las em quatro, como eu fiz). Acrescente o alho, as azeitonas, os tentáculos e as folhas de louro. Regue com o azeite, coloque um pouco da salmoura onde ficam as azeitonas (umas duas colheres de sopa), tempere com sal e pimenta do reino.

Leve o recipiente ao forno e deixe por de 40 a 45 minutos (o polvo deve estar dourado e macio). Desligue o forno e deixe o prato descansar por alguns minutos, então é só servir.

 
 
 
bottom of page