top of page
Buscar

JAMBALAYA, A PAELLA DO NOVO MUNDO

  • Por Gianpaolo Celli
  • 8 de jul. de 2018
  • 2 min de leitura

Originário do Bairro Francês de Nova Orleans, essa receita nasceu da tentativa dos espanhóis de fazer Paella no Novo Mundo. Como eles não tinham o açafrão, até devido aos custos de importação, o tomate tornou-se um substituto. Com o fortalecimento da influência francesa na cidade, especiarias originárias do Caribe transformaram essa “Paella do Novo Mundo” em um prato impar.

Com o tempo esse prato evoluiu em basicamente duas linhas diferentes: A Jambalaya Creole, encontrado principalmente em Nova Orleans, (conhecido simplesmente como "Jambalaya") leva tomates, enquanto a Jambalaya Cajun, originária do interior do Estado da Louisiana, não leva.

A primeira aparição da palavra em inglês ocorreu na dição de maio de 1849 da American Agriculturalist. Mesmo assim o prato só apareceu em um livro de receitas em 1878, como "Jam Bolaya". Mas chega de história e vamos à receita:

JAMBALAYA

300g de Camarão Fresco

200g de Cebola picada finamente

200g de Arroz

100g de Tomate sem pele e sem sementes

100g de Presunto em cubos pequenos

100g de Linguiça defumada em rodelas

50g de Bacon em cubos pequenos

2 Pimentões picados

1 cabeça de Alho picado

1 maço de Cheiro Verde picado finamente

1 Pimenta Dedo de Moça picada

1 colher de sopa de Tempero Cajun*

Qb de Fundo de Camarão*

Qb de Azeite de Oliva (para saltear o bacon, o presunto e a linguiça)

Sal e Pimenta do Reino a gosto

PREPARO

Numa panela grande derreta o bacon no azeite. Acrescente então o presunto e a linguiça em rodelas e salteie tudo até que eles dourem.

Junte o pimentão, a cebola, o alho, a pimenta, e o tomate. Tempere com um pouco de sal e pimenta do reino, abaixe o fogo e refogue por de 10 a 15 minutos. Acrescente o molho cajun, o camarão e o arroz e deixe mais 5 minutos.

Acrescente o fundo (para 200g de arroz eu usei 400ml de fundo) e metade do cheiro verde e deixe cozinhar até que o arroz fique pronto e fique quase seco. Prove, acertando o sal e a pimenta do reino caso necessário.

Acrescente o restante do cheiro verde, misture, deixe descansar por alguns minutos então é só servir.

Obs.: Ao comprar o camarão, mesmo que limpo, peça para que deixem as cascas, pois é com elas que você fará o caldo. É só juntar uns 600ml de água, levar ao fogo e deixar ferver por uns 10 minutos. Aí é só coar, jogar fora as cascas e usar o caldo.

Uma vez mais temos um prato que leva Tempero Cajun. Eu recentemente apresentei a receita, mas caso você não tenha anotado, uma versão tradicional de Tempero Cajun para fazer em casa é: TEMPERO CAJUN

1 colher de sobremesa de páprica doce

1 colher de sobremesa de páprica picante

1 colher de chá de sal

1 colher de chá de cebola em pó

1 colher de chá de alho em pó

1 colher de chá de orégano seco

1 colher de chá de alecrim seco

1 colher de chá de tomilho seco

1 colher de chá de pimenta-do-reino moída.

PREPARO

Basta misturar todos os ingredientes e colocar numa vasilha ou recipiente próprio para temperos após usar.

 
 
 
bottom of page