GUISADO, UMA REFEIÇÃO SLOW FOOD PARA QUEM QUER APROVEITAR A VIDA
- Por Gianpaolo Celli
- 5 de ago. de 2018
- 2 min de leitura

Nada melhor para variar um pouco nosso cotidiano corrido do que aproveitar ao menos uma refeição no estilo slow food (tão em voga atualmente na Europa). Para quem não conhece no slow food cada aspecto do prato é preparado e apreciado com o devido tempo. E nada melhor do que um bom Guisado, quentinho e delicioso!
Vamos a receita então deste:
GUISADO DE POLVO E COGUMELOS
500g de Polvo devidamente limpo (eu usei minipolvos)
250g de Cogumelos Frescos (eu usei Shimeji, mas pode usar o que preferir)
50g de Cogumelos Secos
100ml de Vinho Tinto Seco
3 Cebolas médias finamente picadas
1 cabeça de Alho finamente picada
1 maço de Cheiro Verde finamente picado
1 colher de sopa de Páprica Doce
1 colher de sobremesa de Páprica Picante
Quanto Baste de Azeite
Sal e Pimenta do Reino a gosto
PREPARO
Antes de cozinhar, o polvo deve ser amaciado. Para isso deixe-o no congelador por dois dias para quebrar os nervos. Eles se romperão quando a água da carne congelar. Isso também deixará o polvo mais tenro. Deixe-o descongelar então e lave-o bem.
De uma a duas horas antes de preparar o prato coloque os cogumelos secos para hidratar no vinho.
Ponha o polvo no fogo uma panela com água, uma das cebolas e as folhas de louro. Quando a água ferver, escalde o polvo por três vezes tirando-o e mergulhando-o na panela (esta técnica se chama assustar o polvo) e depois o coloque definitivamente para cozinhar. O tempo de cozimento dependerá do tamanho do polvo. Para um de 1 a 2 quilos o normal é uns cinquenta minutos (como eu usei mini-polvos, 30 minutos depois de levantada a fervura eles já estavam prontos),
Enquanto isso, numa panela grande coloque o bastante de azeite (umas duas colheres de sopa) para dourar o alho e a cebola. Leve ao fogo e coloque os alhos para dourar. Quando eles começarem a ganhar cor (uns 4 ou 5 minutos, dependendo do fogão. Cuidado para que não queimem, pois ficarão amargos) acrescente a cebola e abaixe o fogo.
Quando a cebola começar a perder a cor (mais uns 4 ou 5 minutos) acrescente os cogumelos devidamente picados, as pápricas e deixe refogar. Escorra os cogumelos secos, apertando-os para tirar o excesso de líquido (reserve o líquido), pique-os grosseiramente então acrescente na panela e deixe cozinhar por mais uns 10 ou 15 minutos.
Verifique o polvo: como você ainda o levará para cozinhar com os cogumelos, ele deve estar ainda um pouco mole. Retire-os da água e corte os tentáculos em pedaços grandes.
Na panela onde estão os cogumelos acrescente o polvo e o líquido que hidratou os cogumelos e cozinhe em fogo baixo por mais uns 5 ou 10 minutos, até que o polvo esteja macio e líquido reduza deixando só um pouco de caldo.
Deixe descansar por um ou dois minutos, então pode servir, com arroz, pão, torradas, purê ou, no caso da foto, batatas (doces) cozidas.