top of page
Buscar

QUE TAL RECHEAR UM FILÉ MIGNON SUÍNO COM... MOSTARDA E MANTEIGA?

  • Gianpaolo Celli
  • 19 de ago. de 2018
  • 2 min de leitura

Creio que não há nada mais chato quando o assunto é comida do que repetir a mesma coisa muitas vezes. Apesar de a gente não cansar de dizer que nunca enjoaria disto ou daquilo, basta repetir o mesmo prato algumas vezes que logo ficamos cansados dele.

Foi pensando nisso que eu resolvi apresentar hoje uma variação muito interessante do Filé Mignon Suíno Braseado. Este prato, inclusive, é uma das especialidades de minha família, o que não só dá um toque italiano a esta receita da alta gastronomia francesa, como também faz bonito em qualquer ocasião.

Vamos então à receita de:

FILÉ MIGNON SUÍNO RECHEADO COM MOSTARDA E MANTEIGA

800g de filé mignon suíno devidamente limpo

250 ml de fundo de sua preferência (eu usei de legumes)

50 ml de vinho tinto

20 ml de óleo ou azeite

1 pacote de Pão de Forma sem Casca

Quanto baste de Manteiga ou Margarina

Quanto baste de Mostarda (eu usei escura)

Sal e Pimenta do reino a gosto

PREPARO

Tempere o filé mignon suíno com sal e pimenta do reino, batendo com a mão para que o tempero grude. Corte-o então em fatias de aproximadamente 3 centímetros do topo até quase a base, de modo que a pela mantenha a integridade. Reserve

Peque a quantidade de pães de forma o bastante para coloca um entre cada uma das fatias cortadas na peça de filé mignon suíno. Passe uma camada de manteiga ou margarina de um dos lados de cada um deles. Passe então uma camada de mostarda do outro lado e vá colocando as fatias de pão entre as fatias do filé mignon.

Enrole a peça de filé mignon com um barbante de modo que ela mantenha a integridade durante o processo de cocção.

Numa panela quente ponha um pouco do azeite e sele o filé movimentando a carne com um garfo ou espátula para que toda sua superfície fique em contato com a frigideira até que ela fique todo com uma cor marrom mais escura. Acrescente então o fundo e o vinho aproximadamente até pouco menos da metade da altura da carne e deixe ferver em fogo baixo por uns 40 minutos (ou até o molho reduzir a metade).

Não se preocupe se o pão começar a se desfazer. Não só é normal, como ele ajudará a engrossar o molho.

Retire os barbantes usados para manter a integridade da peça de filé mignon durante a cocção então sirva-o com um pouco de molho (como na foto), o restante deverá ir à mesa numa molheira. Aí é só servir o filé mignon, acompanhado de purê, legumes, arroz, couscous marroquino, ou o acompanhamento de sua preferência.

 
 
 
bottom of page