ROCAMBOLE DE FILÉ MIGNON, UMA DELÍCIA QUE IMPRESSIONA
- Gianpaolo Celli
- 26 de ago. de 2018
- 3 min de leitura

Uma vez mais a receita apresentada é de filé mignon recheado. A diferença, além do recheio, é em como recheá-lo. Hoje, para impressionar qualquer comensal, ele será como um rocambole.
Mas não se engane, pois além de bonito, este prato é delicioso! Sem contar que é muito simples de se preparar. E se no caso eu fiz com filé mignon suíno, foi por uma simples preferência. Caso você queira preparar o seu com carne bovina, é só pedir para o seu açougueiro o file mignon aberto lateralmente, para ser recheado como um rocambole. Vamos à receita então:
ROCAMBOLE DE FILÉ MIGNON SUÍNO COM COGUMELO
1 Peça de Filé Mignon Suíno de 700g aberta lateralmente*
550 ml de Água
200g de Cogumelos Frescos de sua preferência
100 ml de Vinho Tinto Seco
2 cabeças de Alho
2 colheres de sopa de Alho Frito picado
2 colheres de sopa de Orégano
1 colher de sopa de Noz Moscada ralada
1 Cebola grande
1 colher de sopa de Maisena
½ maço de Salsa e Cebolinha picado finamente
Quanto baste de Azeite para refogar os cogumelos (3 colheres de sopa) e saltear o filé mignon (mais 3 ou 4 colheres de sopa)
Sal e Pimenta de Reino a gosto
Barbante para amarrar a peça de filé mignon
PREPARO
Abra a peça de filé mignon suíno lateralmente de modo que ao recheá-la ela fique como um rocambole (peça a seu açougueiro fazer isso). Com ela aberta tempere com sal e pimenta do reino de ambos os lados e depois salpique com o algo frito do lado interno (o que você vai enrolar). Feche a peça e reserve.
Coloque a cebola, o alho e 100 ml de água no liquidificador, bata bem e coloque num recipiente grande o bastante para a peça de filé mignon. Coloque a peça fechada e deixe marinar na geladeira por algumas horas (eu deixe a noite toda).
Separe os cabos dos tampos dos cogumelos. Pique os tampos finalmente e reserve. Os cabos você deve colocar numa panela com o restante da água, tempere com um pouco de sal e pimenta do reino e cozinhe em fogo baixo por uns 10 minutos após levantar fervura. Coe e reserve para cozinhar a peça de filé mignon.
Numa panela coloque umas 3 colheres de sopa de azeite, acrescente os cogumelos picados, a salsa e a cebolinha devidamente picadas, tempere com um pouco de sal e pimenta do reino e refogue em fogo baixo por aproximadamente 10 minutos. Reserve.
Retire a peça de filé mignon da marinada e abra numa bancada. Pegue o cogumelo refogado e distribua-o igualmente sobre o filé mignon, só deixando as laterais livres. Enrole a peça de filé mignon deixando-a como um rocambole. Enrole o barbante em torno da peça de filé mignon de modo que ela mantenha a integridade durante o processo de cocção.
Pegue o líquido usado para marina, misture com a água usada na cocção dos cabos dos cogumelos, o vinho tinto e leve ao fogo baixo numa panela.
Numa panela quente ponha um pouco do azeite e sele o filé virando a carne com um garfo ou espátula para que toda sua superfície fique em contato com a frigideira até que ela fique toda com uma cor marrom mais escura. Acrescente então a água dos cogumelos com o vinho e a marinada que você estava aquecendo até pouco menos da metade da altura da carne e deixe ferver em fogo baixo por uns 40 minutos (ou até o molho reduzir a metade) virando a cada 5 ou 10 minutos, de modo a cozinhar a peça por igual. Retire o filé mignon da panela, corte e retire o barbante e reserve.
Retire uma cancha do caldo, acrescente a maisena, misture e, usando um coador para não empedrar a maisena, retorne o caldo com a maisena à panela e cozinhe por um minuto até o caldo engrossar. Coe e coloque numa molheira e leve a mesa.
Coloque o rocambole de filé mignon numa travessa e leve a mesa.
*Obs.: no caso eu fiz com filé mignon suíno, foi por uma simples preferência. Caso você queira preparar o seu com carne bovina, é só pedir para o seu açougueiro o file mignon aberto lateralmente, para ser recheado como um rocambole.