QUE TAL UM PEIXE ASSADO COM SALMÃO DEFUMADO?
- Por GIanpaolo Celli
- 2 de dez. de 2018
- 2 min de leitura

Apesar de atualmente ser prato de popularidade internacional, o salmão defumado é um prato típico da gastronomia dos países nórdicos, como a Dinamarca, a Noruega, a Finlândia e a Escandinávia, difundida originalmente no restante da Europa pelas ondas migratórias Vikings entre o final do século VIII até ao século XI.
Tanto que uma das versões do salmão defumado, o Gravlax (ou Gravad lax, que em Sueco que dizer ‘salmão enterrado’) é feito de salmão cru marinado durante alguns dias em uma mistura de sal grosso, açúcar e endro, surgiu na Idade Média como uma forma de conservação do alimento dos pescadores da Península Escandinava, que salgavam e enterravam o salmão na praia, acima da linha da maré alta, deixando-o fermentar nas areias geladas.
E assim como o Salmão Defumado pode enriquecer uma omelete, como na receita irlandesa apresentada na semana passada, ou ser servido como aperitivo sobre pão de centeio, ele também pode ser agregado a uma receita, incrementando-a e a deixando mais saborosa, como é o caso dessa receita de:
ST. PETER ASSADO SOBRE O SALMÃO DEFUMADO COM SALSINHA
2 filés de St. Peter
80g de Salmão Defumado
3 colheres de sopa de salsinha picada finamente
2 colheres de chá de Azeite
2 colheres de chá de Molho Inglês
Sal e Pimenta do Reino a gosto
2 pedaços de Papel Alumínio grandes o bastante para embalar os filés
PREPARO
Tempere os filés de St. Peter com sal, pimenta do reino, molho inglês e azeite (uma colher de chá para cada filé). Salpique então uma colher e meia de sopa de salsinha sobre cada um deles.
Corte dois pedaços de papel alumínio grandes o bastante para envolver cada um dos filés. Divida os pedaços de salmão defumado e coloque-os no centro do papel laminado (do lado mais brilhante). Acrescente o St. Peter por cima do salmão, deixando a salsinha para cima.
Feche cada um dos papeis alumínio não se esquecendo de deixar uma abertura em cima para saírem os vapores. Leve ao forno a 200o graus Celsius por 30 minutos.
Desligue o forno e tire os “envelopes de papel alumínio”, deixando-os descansar por um minuto. Abra-os e despeje o líquido que por ventura haja se formado durante o processo. Com uma espátula tire o filé e leve-o ao prato. Agora é só servir com o acompanhamento de sua preferência.