DA NOVA INGLATERRA PARA SUA MESA: SALMÃO COM ERVILHAS
- Por Gianpaolo Celli
- 9 de dez. de 2018
- 2 min de leitura

Este não só é um prato tradicional da culinária da Nova Inglaterra, como esta receita, tipicamente ianque, normalmente é servida no Dia da Independência dos EUA (4 de julho). Isso, pois não só a migração dos salmões pelos rios da Nova Inglaterra acontece no verão, como também o amadurecimento das ervilhas acontece no final de junho, fazendo desta uma escolha óbvia para um prato saboroso e nutritivo.
Estudiosos, inclusive, comentam que origem deste prato vem da época em que os colonos ingleses chegaram à região da Nova Inglaterra, em meados de 1600. Mas chega de geografia e história, vamos à receita desta deliciosa refeição que é:
SALMÃO COM ENDRO E NOZ MOSCADA ACOMPANHADO DE ERVILHAS COM CEBOLAS
Para o Salmão
3 pedaços de Salmão de 125g cada.
2 colheres de sopa de Azeite
2 colheres de sopa de Noz Moscada ralada
2 colheres de sopa de Endro
75 ml de Vinho Branco Seco
Sal e Pimenta do Reino a gosto
Para a Ervilha
300g de Ervilha (eu usei congelada)
1 Cebola cortada em fatias finas
2 colheres de sopa de Azeite
2 colheres de sopa de Orégano
1 colher de sopa de Manteiga ou Margarina
75 ml de Vinho Branco Seco
Sal e Pimenta do Reino a gosto
PREPARO
Para a Ervilha
Leve uma frigideira ao fogo com o azeite e a manteiga. Assim que a manteiga derreter acrescente as cebolas e o orégano e deixe refogar (mexendo de vez em quando) até a cebola ficar transparente (aproximadamente uns 3 ou 4 minutos).
Acrescente a ervilha e deixe refogar por mais uns 10 minutos. Acrescente então o vinho, que não só vai dar sabor como também amaciar as ervilhas, e deixe cozinhar em fogo baixo até que ele evapore todo (mais uns 10 ou 15 minutos) não esquecendo de mexer de tempos em tempos.
Para o Salmão
Tempere o salmão com o sal, um pouco de pimenta do reino, o endro e a noz moscada. Coloque uma frigideira no fogo, acrescente o azeite e quando ele estiver quente coloque os pedaços de salmão.
Eles fritarão por aproximadamente 15 minutos (o mesmo tempo do último cozimento das ervilhas), virando a cada 3 ou 4 minutos para que ele doure por igual de ambos os lados, assim como na parte de cima e de baixo.
Quando ele tiver bem dourado de todos os lados acrescente o vinho e deixe cozinhar até que o vinho evapore quase todo (mais uns 10 ou 15 minutos), virando a cada 3 ou 4 minutos de modo que ele cozinhe por igual.
Agora é só se deliciar com esta refeição de salmão com ervilhas (esta receita serve de 2 a 3 pessoas).