top of page
Buscar

DIRETO DOS PAÍSES NÓRDICOS: PURÊ DE MAÇA

  • Por GIanpaolo Celli
  • 20 de jan. de 2019
  • 2 min de leitura

Apesar deste acompanhamento de Purê de Maça ser comum na gastronomia dos EUA, este costume é originário dos países nórdicos, tendo sido levado para os EUA pelos holandeses, que colonizaram o nordeste dos EUA no século XVII.

Seu sabor, misturando o doce da maça com o acido do limão e do vinagre, faze com este acompanhamento seja excelente para carnes mais gordas e com temperos mais picantes, como, por exemplo, a carne suína preparada com mostarda ou páprica picante.

PURÊ DE MAÇA COM PIMENTA ROSA

3 ou 4 Maçãs de tamanho médio

1 Limão siciliano (zest/raspas e suco)

1 colher de sopa de Açúcar ou Adoçante de Cozinha

1 colher de sopa de Vinagre de Maça

1 colher de sopa de Pimenta Rosa

1 Pitada de Sal

PREPARO

Lave as maçãs, descasque-as, as corte, tire as sementes, então pique-as em cubos pequenos. Coloque as maçãs em uma panela grande e coloque água suficiente para cobri-las.

Lave o limão, tire as raspas da casca, então extraia o suco. Coloque o suco e os zests na panela com as maças. Acrescente o açúcar (pode acrescentar mais se você preferir o purê mais doce), o vinagre, a pimenta rosa e a pitada se sal, então leve a panela para ferver em fogo baixo por de 15 a 20 minutos (ou até você perceber que as maças ficaram macias).

Deixe esfriar um pouco então escorra as maçãs então coloque-as no liquidificador (ou num mixer) e bata até conseguir um purê (caso você queira mais grosso, use um espremedor de batatas).

Coloque na geladeira para esfriar antes de servir.

Como eu já comentei acima, este purê tradicionalmente era servido como acompanhamento de carnes suínas temperadas com mostarda ou páprica picante.

 
 
 
bottom of page