GALINHA MARROQUINA, PORQUE VARIAR É PRECISO!
- Por GIanpaolo Celli
- 27 de jan. de 2019
- 2 min de leitura

Como eu sempre comento aqui, uma das coisas que mais cansa quando preparamos nossas próprias refeições é a monotonia de comer sempre a mesma coisa. A questão que poucas pessoas consideram é que transformar aquela comidinha do dia-a-dia numa receita ‘gourmet’ não só não é tão complicado, como os resultados normalmente são surpreendentes.
Sem contar que já há algum tempo esse é um dos pontos mais importantes na gastronomia, especialmente em linhas de pensamento mais atuais, como a Slow Food, se comer é uma das coisas mais importantes em nossas vidas, por que não fazer isso com prazer, apreciando cada garfada, cada bocado de comida como se fosse algo novo, ao invés de simplesmente engolir tudo, como acontece nos fast foods?
Assim, diretamente do Marrocos, cuja gastronomia incorpora elementos das cozinhas mediterrânea, africana, do mundo árabe e da península Ibérica, combinando sabores e aromas exóticos e deliciosos em algo único, a receita de hoje, que vai te deixar querendo mais, é:
GALINHA MARROQUINA
4 Filé de Peito de Frango
4 dentes de Alho picados finamente
3 colheres de sopa de Azeite para a Marinada mais o necessário para saltear o frango
3 colheres de sopa de Salsa fresca picada
3 colheres de sopa de Coentro fresco picado
1 colher de chá de Piri-piri (é um molho de pimenta português) ou de um molho de pimenta forte*
½ colher de chá de Sementes de Coentro moídas
½ colher de chá de Cominho em Pó
Suco de um Limão
50ml de Vinho Branco Seco
Sal e Pimenta do Reino a gosto
PREPARO
Num container junte os dentes de alho, o azeite para a marinada, a salsa fresca, o coentro fresco, o Piripiri, as sementes de coentro moídas, o cominho em pó, o suco de limão, o sal e a pimenta do reino.
Acrescente os peitos de frango, virando-os para que a marinada fique por todo o frango. Deixe marinar na geladeira por de 2 a 3 horas, virando o frango de vez em quando.
Escorra os filés de frango e leve-os para saltear numa frigideira com azeite por uns 10 minutos, virando a cada 2 minutos para o frango cozinhe por igual.
Acrescente o vinho na marinada, misture e coloque tudo na frigideira para terminar o cozimento. Deixe cozinhar por uns 10 ou 12 minutos (ou até o líquido evaporar quase todo), virando o frango a cada 2 minutos para que o cozimento se dê por igual de ambos os lados.
Deixe descansar por 1 ou 2 minutos então sirva, acompanhado de salada, arroz,pão árabe ou com acompanhamento que você preferir.
*Obs.: Apesar de sua origem portuguesa, já é bem fácil encontrar o Piri-piri. Eu mesmo consegui achá-lo em grandes redes de supermercado, como o Mambo, Pão de Açúcar ou Zaffari.