LARANJA, PARA DAR UM SABOR INTERNACIONAL À SUA CARNE
- Por Gianpaolo Celli
- 10 de fev. de 2019
- 2 min de leitura

Originária da Índia, de lá a laranja espalhou-se não só pela Ásia, como também trazida pelos portugueses, pela Europa e depois pelo novo mundo. E assim como aconteceu na China, a França, que tendo adaptado o nome original narang para Orange, por associar a fruta à cor do ouro, em francês or e trazendo à alta gastronomia clássicos como o Canard à L’orange.
Na verdade, muitas vezes o que dá aquele toque especial que além de deixar a comida saborosa, faz toda diferença, pode ser um elemento simples colocado durante o processo de cozimento para temperar o prato. Dois exemplos são o limão e, no caso aqui a laranja. De gosto mais doce, sem com isso perder a característica cítrica, além servir como tempero para saladas, no caso de carnes ela pode substituir o vinho ou outros líquidos e dar um toque todo especial na sua receita. Um exemplo disso é essa receita de:
TIRAS DE FILÉ MIGNON SUÍNO COM ALHO E LARANJA
350g de Filé Mignon Suíno em tiras
5 colheres de sopa de Salsinha Picada
1 cabeça de Alho
Suco e Raspas de três Laranjas
Sal e Pimenta do Reino a gosto
Quanto baste de Azeite para Saltear as tiras de Filé Mignon Suíno
PREPARO
Numa frigideira grande coloque o bastante de azeite para fritar o filé mignon suíno. Leve ao fogo alto até esquentar o azeite, então coloque as tiras de filé mignon suíno. Deixe saltear por aproximadamente 10 minutos, virando a cada 2 ou 3 minutos para que a carne cozinhem e foquem coradas por igual.
Enquanto isso bata o alho com o suco de laranja, acrescendo depois a salsinha picada e as raspas de laranja. Leve então a mistura à frigideira e deixe a carne cozinhar no suco com a salsa e as raspas de laranja por mais uns 10 minutos, ou até o suco reduzir quase totalmente.
Sirva as tiras de filé mignon suíno com a salsa e as raspas que sobraram na frigideira, com o acompanhamento de sua preferência, pois vai bem seja com arroz, com purê, legumes ou salada.