QUE TAL SURPREENDER COM UMA PAELLA DE PESCADOS?
- Por GIanpaolo Celli
- 21 de abr. de 2019
- 3 min de leitura

Muitas receitas que eu preparo aqui não só são de alta gastronomia, como normalmente são preparadas em restaurantes famosos. Mesmo assim nada impede que você prepare-as e se delicie em casa. Um destes casos e a Paella, cuja receita eu apresentarei aqui.
Surgida na região da Valência no século XVI, essa iguaria logo se tornou um dos pratos típicos da gastronomia espanhola. E se em sua região de origem a Paella Valenciana leva ingredientes locais, como a carne de coelho, frango ou até pato e verduras como o feijão-verde ou a vagem; em sua variante costeira as verduras, assim como as carnes são substituídas por diversos mariscos, moluscos e pescados.
O interessante, inclusive, que foi essa versão, conhecida como Paella Marinera ou Paella de Pescados, que se tornou mais conhecida, podendo ser apreciada em todo o mundo. E é exatamente dela a receita de apresentarei hoje. Vamos então à:
PAELLA DE PESCADOS
150g de Filé de Tamboril em cubos
150 g de Lulas em Rodelas
150 g de Camarões pequenos limpos (com as cascas para preparar o caldo saboroso)
100 ml de Azeite
2 Pimentões Vermelhos picados em julienne (cubos pequenos)
2 Tomates picados em julienne
2 colheres de sopa de Páprica Doce
1 cabeça de Alho picada finamente
1 pitada de Açafrão em ramas (aproximadamente 10 ou 15 g)
800g de Caldo Saboroso
250g de Arroz
6 unidades de Lagostim
900g de Vôngole com casca
Sal e Pimenta do Reino a gosto
PREPARO
Para o Caldo Saboroso
Leve as cascas dos camarões para cozinhar numa panela em fogo baixo. Quando abrir fervura deixe mais uns 10 ou 15 minutos. Desligue o fogo, deixe esfriar. Coe, jogando fora as cascas de camarão e reservando a água.
Coloque o vôngole numa panela grande o bastante para que todas as conchas fiquem em contato com o metal, Acrescente um fio de água, tampe e deixe no fogo alto por alguns minutos, até que elas abram (o que acontece normalmente entre 5 e 10 minutos). Retire as que abriram (as que não abrirem jogue fora, pois elas não estão boas), coloque numa vasilha e retire os mariscos das cascas, guardando a água que fica dentro das conchas, que agregará sabor ao caldo saboroso. Reserve o vôngole (e algumas conchas se você quiser usá-las para decorar a paella), assim como água dos mariscos, após coá-la num pano, junto com água do camarão.
Para a Paella
Numa paelleira (como eu não tinha eu usei um wok) coloque um fio de azeite e doure as lulas, os camarões e os cubos de filé de tamboril. Quando eles estiverem prontos retire e reserve.
Acrescente o restante do azeite e doure levemente o alho e a páprica. Coloque então os pimentões, os tomates, o açafrão, os lagostins e os vôngoles e deixe-os dourar bem. Retire então os lagostins e reserve (eles só serão acrescentados no final, como decoração).
Junto o caldo saboroso feito com a água da casca dos camarões e a dos vôngoles e mexa para incorporar os sabores. Tempere com sal e pimenta do reino, acrescente então o arroz e deixe cozinhar.
Quando a água tiver reduzido quase totalmente, acrescente as lulas, os camarões e os cubos de filé de tamboril que estavam reservados e misture bem, para que todos os ingredientes, assim como os sabores fiquem por todo o arroz. Prove, acerte o sal, caso necessário, então deixe cozinhando até toda a água evaporar e o arroz no fundo da panela começar a fritar.
Decore com os lagostins, com algumas conchas do vôngole, se você decidir usá-las (eu não usei). Deixe descansar por um minuto, então é só servir. Essa receita serve bem quatro pessoas.