TONKATSU, UM CLÁSSICO JAPONÊS PARA VOCÊ SABOREAR EM CASA
- Por Gianpaolo Celli
- 19 de mai. de 2019
- 2 min de leitura

Quando se fala de culinária japonesa a primeira coisa que passa na cabeça da maioria das pessoas são clássicos como o Sushi e o Sashimi. Mesmo assim, quem conhece sabe que existem excelentes opções quentes na gastronomia nipônica e o Tonkatsu é uma delas. Inventado no fim do século XIX, mais especificamente em 1890, atualmente este é um dos pratos mais populares do Japão.
Essa receita, na verdade, é um exemplo clássico de yōshoku, culinária japonesa influenciada pela gastronomia europeia, um movimento que começou em meados do século XIX durante o período de Renovação Meiji, como se pode ver no filme O Último Samurai.
Agora, após explicações sobre as origens da receita, vamos então ao:
TONKATSU ou CARNE DE PORCO EMPANADA À MODA ORIENTAL
4 Filés de Carne de Porco de finos (costeleta desossada, lombo ou filé mignon suíno. Eu usei filé mignon)
3 colheres de sopa de Farinha
2 Ovos
1 xícara de chá de Farinha Panko*
Quanto baste de Óleo para a fritura (de 1 a 2 cm de óleo na frigideira)
Sal e Pimenta do Reino a gosto
MOLHO TONKATSU
60 ml de Molho Worcertershire (Molho Inglês)
1 colher de sopa de Katchup
1 pitada de Açúcar
PREPARO
Com um martelo de carne bata os filés de ambos os lados para deixá-los mais finos. Prepare então o Molho Tonkatsu colocando todos os ingredientes numa tigela e batendo-os com um garfo até os ingredientes se misturem totalmente, formando um molho grosso.
Em três recipientes rasos coloque no primeiro a farinha, no seguinte a os ovos devidamente batidos e no terceiro a farinha Panko.
Passe cada um dos filés de ambos os lados na farinha, então no ovo e finalmente no Panko até eles ficarem bem cobertos. Coloque-os então num prato limpo até que eles sejam fritos.
Coloque o óleo numa frigideira média e leva-a ao fogo alto. Quando ele estiver quente frite os filés dois a dois (para que o óleo não esfrie) por aproximadamente 3 minutos de cada lado.
Quando os filés estiverem dourados de ambos os lados, reserve-os num prato com papel toalha, para tirar o excesso de óleo. Deixe-os secar por uns minutos então é só servir com o molho, acompanhado de arroz, legumes ou o que você preferir.
Obs.: Apesar de já poder ser encontrado em qualquer grande supermercado, você pode encontrar a Farinha Panko em lojas de produtos orientais, na Liberdade na Zona Cerealista, que foi onde eu achei o que usei.