BOLINHOS DE BATATA E SALMÃO, TRAZENDO A IRLANDA PARA SUA MESA
- Por GIanpaolo Celli
- 26 de mai. de 2019
- 2 min de leitura

Como eu sempre digo aqui, um dos elementos mais importantes de uma cultura é sua gastronomia. Isso, pois ela normalmente é uma mescla da geografia, que define os produtos nativos do local, com a história, que mostra como o povo vive e com quais outras culturas aquela região ou povo teve contato e como este contato influenciou na cultura, especialmente na gastronomia.
Surgida no século XIX, as origens desta receita surgiram da necessidade de se usar sobras de comida que de outra maneira seriam jogados fora. As receitas variam de lugar para lugar, usando "restos” do peixe mais comum do local, assim como "batatas frias". Na Irlanda, como a pesca do salmão era liberada, estes tradicionais bolinhos eram feitos com salmão, embora haja variações usando bacalhau ou Haddock, dependendo do local.
Mas como sempre isso é história, vamos à receita de:
BOLINHOS ASSADOS DE BATATA E SALMÃO
500 g de Salmão (em lascas)*
250 g de Batatas cozidas e amassadas (pode ser Mandioquinha)
2 colheres de sopa de Suco de Limão
2 colheres de sopa de Salsa picada finamente
2 colheres de sopa de Cebolinha picada finamente
2 colheres de sopa de Farelo de Aveia
1 colher de sobremesa de Tabasco (ou outro Molho de Pimenta Forte)
1 Ovo batido
O bastante de Azeite para saltear o salmão e untar a(s) forma(s)
Sal e Pimenta do Reino a gosto
PREPARO
Pegue o salmão e corte-o em cubos de aproximadamente dois dedos. Tempere-o com a salsa, o molho de pimenta e sal. pimenta do reino. Leve-o ao fogo numa frigideira com o bastante de azeite para saltea-lo. Cozinhe o salmão por de 8 a 10 minutos, mexendo sempre para que ele cozinhe por igual e, ao ficar pronto, já se desfaça, ficando em lascas. Prove, acertando o sal se necessário e reserve por alguns minutos, para que ele esfrie um pouco.
Coloque a batata amassada numa tigela, acrescente o suco de limão, a cebolinha, o ovo, o farelo de aveia e o salmão e mexa bem até conseguir misturar todos os ingredientes.
Unte uma forma de metal (eu usei forminhas de cupcake, por isso coloquei acima a opção de plural na forma), divida os bolinhos em de 6 a 8 unidades e leve ao forno a 210o graus por de 40 a 45 minutos (você pode testar usando um palito, que deve sair limpo).
Deixe os bolinhos descansarem por de 10 a 15 minutos, para que eles esfriem um pouco, retire-os da(s) forma(s), daí é só servir, com molho de pimenta (tradicional) ou tártaro e acompanhado de legumes, salada ou o que você preferir (um acompanhamento tradicional são Ervilhas).
*Obs.: Como colocado na introdução à receita na Irlanda estes bolinhos são tradicionalmente feitos com salmão, pois era um peixe cuja pesca era liberada. Agora, contudo, que o salmão está mais caro, ele pode ser substituído por outros peixes, como o Saint Peter/Tilápia, o Bacalhau fresco, o Haddock/Badejo.