top of page
Buscar

MAIS UM PÃO DE FRIGIDEIRA IRLANDÊS TÍPICO E MUITO SIMPLES DE SE PREPARAR

  • Por GIanpaolo Celli
  • 23 de jun. de 2019
  • 2 min de leitura

Apesar de eu já haver comentado a respeito destas receitas mais de uma vez aqui no site, muito pouca gente conhece estes pães de frigideira. Comuns na gastronomia do norte da Europa (do Bannock escocês ao Polar Tunnbröd ou pão chato polar Sueco, passando pelo Crumpet galês, os Flatbread Muffins ingleses, os Scones irlandeses e os Pães e Tortas de Batata, comuns na gastronomia de todas as Ilhas Britânicas), onde o inverno inclemente muitas vezes fazia como fosse impossível se manter lenha para um forno, desde a antiguidade estes pães eram assados sobre pedras ou em placas de ferro (griddles).

Esta, na verdade, é uma versão mais simples do Griddle Scone, também irlandês, que eu já apresentei aqui no site. Então, se você está com vontade de comer um pão artesanal e não tem mais do que alguns minutos, pode tentar esta receita. Simples ou com azeitonas, uvas passas ou cranberries (uma versão mais doce) ele é excelente quentinho com manteiga, geleia ou mel

Assim, aproveitando a celebração do Solstício de Inverno, vamos a receita deste:

PÃO DE FRIGIDEIRA IRLANDÊS (IRISH GRIDDLE BREAD)

1 e ½ xícara de Farinha de Trigo (mais o bastante para abrir a massa)

2 colheres de chá de Fermento Químico

1 colher de sobremesa de Manteiga

½ xícara de Leite

1 colher de sobremesa de Sal

PREPARO

Peneire a farinha e o fermento juntos em uma tigela. Adicione o sal e a manteiga em pequenos pedaços. Misture a manteiga na farinha com as pontas dos dedos até a farinha ficar parecida com uma farofa.

Faça um buraco e despeje o leite, misture bem, acrescentando mais farinha se necessário para a massa secar e tomar consistência. Leve a massa para uma superfície levemente enfarinhada, sove-a meia dúzia de vezes então abra a massa até que ela fique com cerca de 1 cm de espessura.

Corte a massa em quatro então coloque um pedaço por vez em uma frigideira levemente untada. Cozinhe por cerca de 10 minutos em fogo de médio para baixo, virando-a a cada um ou dois minutos, para que a massa “asse” por igual.

Deixe descansar por um ou dois minutos, depois é só se deliciar. Esse pão vai bem seja com manteiga, com geleia ou com a cobertura de sua preferência.

Obs.: caso queira acrescentar algo para dar sabor, pode adicionar ½ xícara de azeitonas picadas (foi o que eu usei nos pães da foto), de bacon frito em cubinhos ou de ervas diversas. E para uma versão mais doce ½ xícara de uvas passas ou cranberries passas. Para isso basta você acrescentar o que escolher quando estiver sovando a massa, misturando bem para espalhar por toda massa.

 
 
 
bottom of page