top of page
Buscar

CARNE ACEBOLADA E SALADA DE BATATA, UMA REFEIÇÃO SIMPLES E DELICIOSA!

  • Por Gianpaolo Celli
  • 14 de jul. de 2019
  • 3 min de leitura

Com essa coisa de goumetização que até um tempo atrás estava na moda, muita gente passou a achar que não existe boa comida fora da Alta Gastronomia. É claro que renomados pratos internacionais acompanhados de molhos coloridos e saborosos são uma delícia, mas nem por isso pratos mais simples não deixam de ser deliciosos.

Inclusive, com essa nova tendência de Comfort Food que vem ganhando força na gastronomia, de pratos simples que nos trazem a nostalgia da infância, voltou-se a dar valor a pratos, ou refeições, como é o caso, como essa, que nos fazem lembrar os almoços de domingo em casa, com a família ou os amigos todos reunidos em volta da mesa.

Vamos então as receitas de:

CARNE DE PORCO ACEBOLADA COM PIMENTA DE LIMÃO

4 bifes de Filé Mignon Suíno cortados em cubos de 2 cm

1 Cebola grande cortada em rodelas

2 colheres de sopa de Pimenta de Limão

4 colheres de sopa de Azeite

100 ml de Vinho Branco Seco (pode ser de Cerveja)*

Sal e Pimenta do Reino a gosto

SALADA DE BATATA LIGHT

3 Batatas grandes descascadas e cortadas em cubos de 1cm

1 Cenoura ralada

1 Cebola picada

4 Azeitonas Pretas (ou verdes se você preferir) sem caroço picadas

3 colheres de sopa de Cebolinha picada

2 colheres de sopa de Chimichurri

4 colheres de sopa de Azeite

2 colheres de sopa de Mostarda (o ideal é ser Dijon, mas pode usar a que você tiver em casa)

Sal e Pimenta do Reino a gosto

PREPARO

Para Carne de Porco Acebolada com Pimenta de Limão

Numa frigideira grande (eu usei um wok) coloque a metade do azeite, as rodelas de cebola, a metade da pimenta de limão e tempere com sal e pimenta do reino. Leve ao fogo alto e deixe dourar até que elas fiquem macias (de 5 a 10 minutos, dependendo do seu fogão). Reserve.

Coloque a outra metade do azeite na frigideira, os cubos de filé mignon suíno, a outra metade da pimenta de limão e deixe saltear por mais uns 10 ou 15 minutos, mexendo para que a carne doure de todos os lados (se a quantidade de porco for demais para sua frigideira, vá colocando aos poucos para que o calor não se perca).

Quando todos os cubos estiverem dourados acrescente o vinho (ou a cerveja, caso você tenha preferido usá-la) e deixe a carne cozinhar até todo o líquido evaporar. Acrescente então a cebola, mexa bem, prove e acerte o sal caso seja necessário, então é só servir com o acompanhamento que você preferir.

*Obs.: Eu normalmente uso o vinho branco ou cerveja após saltear proteínas para que elas hidratem com esse cozimento final (é excelente para preparar peito de frango e deixá-lo suculento, macio e saboroso). O vinho branco seco acrescenta dá a proteína um sabor muito suave. Já a cerveja tem um pouco mais pronunciado, podendo ter uma nota amarga devido ao lúpulo. Teste e veja qual você prefere (ou quando usar um ou outro).

Para Salada de Batata Light

Coloque as batatas numa panela com água o bastante para cobri-las, acrescente um punhado de sal e deixe cozinhar em fogo baixo até que elas fiquem macias (de 15 a 25 minutos dependendo do seu fogão e das batatas. Eu descasco e corto em cubos exatamente para diminuir o tempo de cozimento).

Quando elas estiverem macias transfira-as para uma peneira e enxague-as com água corrente para esfria-las e parar o processo de cozimento então coloque numa vasilha. Acrescente a cenoura, a cebola, as azeitonas, a cebolinha, a mostarda e o chimichurri, que você já deverá ter deixado hidratar no azeite (faça isso com pelo menos meia hora de antecedência). Tempere com sal e pimenta do reino, misture bem então e só servir.

 
 
 
bottom of page