POLPO ALLA LUCIANA, UMA TRADIÇÃO DA COZINHA NAPOLITANA!
- Por Gianpaolo Celli
- 18 de ago. de 2019
- 2 min de leitura

Um prato de frutos do mar típico da gastronomia napolitana, esta receita, considerada uma das melhores receitas para prepara polvo, é uma daquelas tradições que se tornaram famosas exatamente devido a seu preparo simples.
O prato deve seu nome à vila de Santa Lucia, um dos bairros mais antigos e famosos de Nápoles, no passado uma vila pesqueira chamada "Luciani" no qual os pescadores, até os mais pobres, conseguiam preparar um prato único e substancial, afogando o polvo em molho de modo a garantir não só a suavidade como também a suculência do mesmo.
Quando pronto você pode servir o prato tanto como aperitivo, acompanhado de pão italiano ou croutons, servi-lo com um acompanhamento, como arroz, batata ou purê, ou usar o molho para temperar um macarrão. Vamos então a receita de:
POLPO ALLA LUCIANA
3 unidades (aproximadamente 400g) de Mini Polvo limpo e cortado em “cubos” de 1,5cm
1 lata de Tomates pelados (400g)
3 colheres de sopa de Azeite
8 dentes de Alho picados
1 colher de chá de Pimenta Calabresa em flocos
3 colheres de sopa de Salsinha picada finamente
Sal e Pimenta do Reino a gosto
PREPARO
Numa panela média coloque o azeite e doure o alho em fogo baixo (cuidado para não deixá-lo queimar, pois isso dá um sabor amargo ao alho).
Quando o alho estiver dourado, acrescente a pimenta calabresa, os tomates (cortados em quatro) com o suco e tempere com sal e pimenta no reino.
Deixe cozinhar numa panela tampada por aproximadamente 20 minutos (caso você use um polvo maior, esse tempo vai mudar para de 30 a 40 minutos. Cuidado, contudo, pois o povo pronto deve estar macio, não borrachudo), mexendo de vez em quando.
Prove, acerte o sal se necessário, desligue o fogo, acrescente a salsinha, mexa então deixe o polvo descansar por mais uns 4 ou 5 minutos.
Como eu já coloquei, após pronto sirva o Polpo allá Luciana acompanhado de batata cozida, pão italiano ou arroz.
Obs.: existem diversos métodos para deixar o polvo mais tenro e macio. A que eu mais gosto é deixá-lo no congelador por dois dias para quebrar os nervos. Eles se romperão quando a água da carne congelar. Deixe-o descongelar então e lave-o bem.