QUE TAL PROVAR UMA BERINJELA À MODA ORIENTAL?
- Por Gianpaolo Celli
- 1 de set. de 2019
- 2 min de leitura

Quando falamos de comida, variar é sempre uma boa ideia. Afinal, nada mais chato do que comer sempre a mesma coisa. Outro ponto importante é a facilidade do preparo. Ninguém quer gastar horas na cozinha, não é verdade? E finalmente, tem que ser gostoso!
Quer uma receita que além de fácil de fazer, não tem muitas calorias (algo bem importante nos dias de hoje) e, o mais importante: é deliciosa? Então você tem que preparar e provar essa receita de:
BERINJELA À MODA ORIENTAL
1 Berinjela grande
½ maço de Cebolinhas
1 Pimenta Dedo de Moça (sem as sementes)
20g de Amendoim sem sal
1 colher de sopa de Azeite
4 colheres de sopa de Molho Teriyaki*
1 colher de chá de Açúcar Mascavo
Sal e Pimenta do Reino a gosto
PREPARO
Coloque uma frigideira grande com fundo antiaderente em fogo alto e despeje 250 ml de água. Corte a berinjela pela metade então em cada um dos lados faça uma série de cortes transversais (em formato de X) na polpa.
Tempere a polpa com sal e pimenta do reino então coloque-as na frigideira com a polpa para baixo. Tampe a frigideira e deixe cozinhar por 5 minutos. Tire a tampa e deixe cozinhar por mais 5 minutos ou até a água toda secar.
Enquanto isso corte 3 cm da parte inferior (branca) das cebolinhas, então pique o restante delas. Reserve em locais separados. Divida a pimenta no meio, retire as sementes então pique a pimenta grosseiramente.
Quando a água da berinjela tiver secado (se ela não tiver após os 10 minutos e a berinjela estiver cozida, para testar é só ver se a casca está franzida e apertando com o dedo, a berinjela está macia, retire a água que sobrou e reserve), adicione uma colher de sopa de azeite, a parte branca das cebolinhas, os amendoins e as pimentas na panela, mexendo regularmente por mais 2 minutos.
Pegue 2 colheres de sopa da água que sobrou do cozimento das berinjelas (se não tiver sobrado, pode usar água normal), adicione o teriyaki, misture o açúcar mascavo e coloque na panela, reduzindo o fogo para médio/baixo.
Continue a cozinhar por alguns minutos, mexendo levemente, até para a berinjela não grudar no fundo da frigideira, enquanto o molho de água, açúcar e teriaky reduz até ficar pegajoso.
Coloque cada uma das metades da berinjela com polpa virada para cima num prato, distribua o amendoim, o talo das cebolinhas e as pimentas nos pratos, salpique o restante das cebolinhas picadas então é só se deliciar.
*Obs.: caso você não ache ou queira preparar seu Molho Teryaki em casa, segue a receita:
MOLHO TERYAKI
1/4 de xícara de Shoyu
1/4 de xícara de Saquê Mirim
3 colheres de chá de Açúcar
1 colher de chá de Gengibre ralado
PREPARO
Misture os ingredientes numa panela pequena e leve ao fogo baixo, mexendo bem para que todos os ingredientes incorporem, até que o molho engrosse levemente (não deixe engrossar muito, pois ao esfriar o molho também engrossa).