MOLHO TERIYAKI, CONHECENDO O JAPÃO NO CONFORTO DE SUA CASA
- Por Gianpaolo Celli
- 22 de set. de 2019
- 2 min de leitura

Derivada do substantivo ‘teri’, que é o brilho dado pelo teor de açúcar ou mel no alimento, e yaki, do método de cozimento para grelhar ou fritar, Teriyaki é um método japonês de cozinhar no qual o alimento é marinado em molho de soja (Shoyu), saquê e açúcar ou mel (molho Teriaki), depois grelhado ou frito (embora se possa também simplesmente grelhar ou fritar o alimento e depois acrescentar o molho para dar sabor ao terminar o processo de cocção, um método não tão tradicional, mas cujos resultados também ficam muito bons).
Quando este molho, geralmente doce, embora também possa ser picante, virou moda no ocidente, na década de 90, ele começou a ser usado na preparação de diversos alimentos, como carnes vermelhas e brancas, ao contrário dos peixes, como é comum no Japão. Mesmo assim atualmente, mesmo lá existem diversas variações no uso deste delicioso molho, que serve no preparo tanto de hambúrgueres como de legumes, que podem ser preparados no estilo Teriyaki. Ficou com água na boca? Então vamos a receita de:
FRANGO TERIYAKI
500 g de Peito de Frango cortado em tiras ou em cubos
50 ml de Saquê (pode ser Vinho Branco Seco, se você não tiver saque em casa)
3 colheres de sopa de Molho Teryaki*
3 colheres de sopa de Azeite
1 colher de sobremesa de Molho de Pimenta (opcional)
Sal e Pimenta do Reino a gosto
PREPARO
Tempere o peito de frango com sal e pimenta do reino e coloque numa tigela.
Misture o molho teryaki, o saquê ou vinho, o molho de pimenta, caso você decida usar, então coloque na tigela com o frango. Cubra com plástico filme e deixe marinando por cerca de 30 minutos.
Retire o frango da tigela, deixando escorrer o molho e reserve a marinada.
Aqueça o azeite numa frigideira grande, coloque o frango e deixe dourar por alguns minutos em fogo alto, virando o frango para que ele doure por igual.
Adicione a marinada na frigideira, baixe o fogo e deixe o frango terminar de cozinhar até o molho apurar.
Deixe descansar por alguns minutos, então é só servir com o acompanhamento de sua preferência.
*Obs.: Eu já apresentei a receita, mas caso você não ache ou queira preparar seu Molho Teryaki em casa, segue aqui a receita de:
MOLHO TERYAKI
1/4 de xícara de Shoyu
1/4 de xícara de Saquê Mirim
3 colheres de chá de Açúcar
1 colher de chá de Gengibre ralado
PREPARO
Misture os ingredientes numa panela pequena e leve ao fogo baixo, mexendo bem para que todos os ingredientes incorporem, até que o molho engrosse levemente (não deixe engrossar muito, pois ao esfriar o molho também engrossa).