
Nada melhor neste calor do que um sorvete, não é verdade? E se for um sorvete artesanal, então, melhor ainda!
Então, para celebrar o começo da metade clara do ano (se você está no sul) marcada pelo festival de Beltane, ou a metade escura (caso você esteja no norte) que vem com o Samhain, festival celta que originou o All Hallows Eve, que atualmente tornou-se o Halloween, ou Dia das Bruxas, nada melhor do que um tradicional sorvete irlandês de uísque!
Gostou da ideia? Então vamos à receita deste:
SORVETE ARTESANAL IRLANDÊS DE UÍSQUE E PÃO PRETO
120g de Farelo de Pão Preto*
80g de Açúcar Demerara
2 Ovos
45g de Açúcar
50 ml de Uísque
300 ml de Creme de Leite (para bater chantili)
PREPARO
Esfarele e pão preto e leve a frigideira por alguns minutos até começar a torrar, mexendo sempre para ele não queimar. Acrescente o açúcar demerara, misture bem e continue mexendo por mais uns 7 ou 8 minutos, até ele caramelizar. Reserve até ele esfriar.
Quebre os dois ovos e separe a clara da gema. Reserve a clara então, com uma batedeira bata as gemas com o açúcar até conseguir um creme bem claro (gemada). Acrescente o uísque, o farelo de pão caramelizado (mexa ela para deixá-lo bem soltinho antes de colocá-lo) e misture bem e reserve.
Bata as claras em neve com uma batedeira ou fouet até elas ficarem bem firmes (você tem que virar a tigela em que elas estão e elas não sairão do lugar), então acrescente-as na mistura da gema com o uísque e o pão caramelizado, mexendo com muito cuidado, pois elas devem se misturar, mas sem perder a cremosidade. Reserve.
Novamente com a batedeira ou com o fouet bata o creme de leite até ele ficar no ponto de chantili, então misture-o ao restante da mistura para o sorvete. Uma vez mais mexa com muito cuidado, pois o creme deve se misturar ao restante do sorvete, mas sem perder a cremosidade.
Agora é só levar ao freezer e deixar por pelo menos uma noite. Como a massa é bem aerada, ela irá manter a consistência de sorvete sem que seja necessário ficar misturando-a durante a noite, com acontece com a maioria dos sorvetes artesanais. Depois de passar a noite é só servir, como sobremesa ou só para se refrescar durante o dia.
Obs.: Eu comprei o pão preto e esfarelei-o na mão mesmo.