CROSTA DE ERVAS, UM “DETALHE” QUE FAZ TODA A DIFERENÇA
- Por Gianpaolo Celli
- 24 de nov. de 2019
- 3 min de leitura

Como na maioria das coisas, na gastronomia também são os detalhes que fazem a diferença. Então, não importa se você quer mudar um prato simplesmente porque está cansado de comer a mesma coisa, ou se vai dar aquele toque a mais porque quer transformar uma receita simples numa digna de ser considerada como de Alta Gastronomia.
Eu sei que o assunto é controverso e que muitas pessoas dizem que a diferença reside simplesmente no preço ou no tamanho do prato, algo que surgiu com a Nouvelle cuisine française (Nova Cozinha Francesa). Mesmo assim não se pode discutir que existe uma diferença imensa entre um hambúrguer simples de um fast food do de um restaurante renomado. Na verdade até de um, como eu sempre falo aqui, preparado pela própria pessoa com produtos inovadores e de qualidade escolhidos por ela mesma.
Independente do caso esta é uma receita que não só agradará a qualquer paladar, como também transformará sua refeição uma verdadeira celebração à vida. Afinal de contas, se temos de nos alimentar, por que não fazer isso com gosto, com prazer, aproveitando cada momento da refeição como parte da vida, ao invés de simplesmente passar por ela como uma simples necessidade? Gostou da ideia? Então vai adorar essa receita de:
BIFE COM CROSTA DE ERVAS
Para o Bife
2 ou 3 Bifes, dependendo do tamanho (eu usei Filé Mignon Suíno, que é pequeno, mas pode ser Contrafilé, Alcatra ou o bife que você preferir)
Quanto baste de Azeite para saltear os bifes
Sal e Pimenta do Reino a gosto
Para a Crosta
4 colheres de sopa de Azeite
4 colheres de sopa de Farinha de Rosca
8 dentes de Alho picado finamente
4 colheres de sopa de Salsa e Cebolinha picadas finamente
Sal e Pimenta do Reino a gosto
PREPARO
Pique finamente o alho, a salsa e a cebolinha. Coloque-os num pote, acrescente o sal, a pimenta do reino, a farinha de rosca e o azeite, misture bem para os ingredientes, assim como os sabores se associem. Reserve por alguns minutos.
Enquanto isso leve uma frigideira ao fogo alto, acrescente o bastante de azeite para saltear (fritar com o mínimo de gordura) os bifes. Deixe aquecer por um minuto, então coloque os bifes na frigideira (um a um se eles forem grandes ou a frigideira pequena, ou dois a dois se conseguir, lembrando que a frigideira não deve ficar muito cheia, para não perder calor).
Frite os bifes por uns dois ou três minutos, até eles ficarem bem douradinhos por fora (aqui novamente depende do bife que você estiver fazendo e de quão bem passado você quer o seu. Eu fiz com carne suína, que deve ser muito bem passada), então vire e repita o processo do outro lado.
Retire os bifes da frigideira, escolha o lado que estiver mais bonito e, com uma colher, coloque a crosta sobre ele, apertado-a bem no bife para que ela se mantenha lá. Acrescente um fio a mais de azeite na frigideira, coloque em fogo baixo então leve os bifes de volta à frigideira, com a crosta para cima.
Deixe o lado sem crosta do bife fritar por mais de 30 segundos a 1 minuto (novamente considerando o quão grande é o bife e o quão bem ou mal passado você o quer), então, com cuidado (se você precisar use a colher ou uma espátula para isso), para que a crosta não solte, vire-o, para que a crosta fique em contato com o fundo da panela. Deixe fritar por mais quase um minuto, então é só virá-lo, novamente com cuidado para manter a crosta no lugar, então levá-lo diretamente ao prato.
Agora é só se deliciar com o acompanhamento de sua preferência. Esta é uma receita que vai bem com a maioria deles, seja creme de espinafre (como na foto), purê de batata, arroz... Assim seja criativo ou simplesmente escolha o acompanhamento de sua preferência.