DÊ MAIS SABOR AO SEU LANCHE COM UMA EMPANADA ARTESANAL
- Por Gianpaolo Celli
- 5 de jan. de 2020
- 2 min de leitura

Novamente trazemos aqui uma receita cujas origens datam da era medieval: a empanada! Surgida originalmente na Galícia, no noroeste da Espanha, sua primeira menção foi em 1520, no livro Llibre del Coch, cujas empanadas, como as da receita apresentada aqui e comuns nas gastronomias catalã, italiana, francesa e árabe, são recheadas com frutos do mar.
Doces ou salgadas, e com recheios variando de país a país, de região a região, neste quase meio milênio as empanadas se tornaram comuns à gastronomia de diversos países, da Argentina à Índia. Assim, não estranhe se encontrar recheio que vão desde de carne, peixe, frango, vegetais até mesmo amêndoas, nozes e chocolate, ou, como neste caso:
EMPANADA DE CAMARÃO PICANTE
12 discos de Massa de Pastel para Forno de aproximadamente 15cm
2 colheres de sopa de Azeite
1 Cebola media picada
250 g de Camarão tamanho Extra Pequeno ou Pequeno
3 colheres de sopa de Requeijão sabor Cheddar (pode ser normal, se você preferir)
4 colheres de sopa de Farelo de Aveia
50 ml de Água de Cozimento da casca do camarão*
1 colher de sopa de Molho de Pimenta Forte
1 maço de Coentro picado finamente (se você preferir pode trocar por cheiro verde)
Sal e Pimenta do Reino a gosto
PREPARO
Aqueça o azeite numa frigideira grande. Quando estiver quente acrescente a cebola e deixe-a suar por de 2 ou 3 minutos. Tempere os camarões com sal e pimenta do reino e acrescente-o na frigideira, deixando dourar por mais uns 2 ou 3 minutos.
Adicione então o requeijão e a água de cozimento da casca dos camarões (se você não tiver as cascas, use água normal), o coentro e o molho de pimenta, mexa bem para que os sabores se incorporem e deixe cozinhar por mais 5 ou 6 minutos.
Prove e acrescente mais sal e pimenta do reino se achar necessário (não exagere, pois o recheio ainda irá ao forno e isso irá secá-lo ainda mais, podendo deixar o recheio mais salgado), então adicione o farelo de aveia. Misture bem para que ele incorpore no recheio de maneira uniforme engrossando-o por igual. Deixe cozinhar por mais 1 minuto, desligue o fogo e reserve até esfriar.
Preaqueça o forno a 200o C. Pegue a massa de forno, que você deverá ter retirado da geladeira 30 minutos antes de usá-la. Separe cada massa deixando o plástico de proteção então a recheie na metade com aproximadamente uma colher de sopa de recheio. Dobre-a e então feche com o auxílio de um garfo. Finalmente descarte o filme separador e coloque cada uma delas numa assadeira. Caso você queira deixa-las como uma aparência mais dourada (opcional) pincele gema de ovo na superfície então leve ao forno por cerca de 30 a 40 minutos (ou até dourar). Retire a assadeira do forno, deixe as empanadas descansarem por alguns minutos então tire da assadeira com uma espátula e é só servir.
* Obs.: Como eu sempre digo, sempre prefiro usar ingredientes frescos. Assim, no caso do camarão, ao invés de usar o industrializado, que já vem pré-cozido, eu dei preferência ao fresco. Assim, como normalmente faço, pedi para limparem e separarem as cascas, as quais depois cozinhei em água e usei, pois dá sabor ao prato.