top of page
Buscar

BANNOCK, UMA TRADIÇÃO GAÉLICA ESCOCESA

  • Por Gianpaolo Celli
  • 24 de mar. de 2019
  • 2 min de leitura

Derivada do da palavra latina ‘panicium’ que significa ‘massa assada’ ou de panis, que significa pão, a palavra "bannock" originalmente “bannuc” surgiu dos dialetos do norte da Escócia e, além de estar presente em manuscritos do poeta escocês Robert Burns, ela foi mencionada pela primeira vez no início século VIII nos versos do autor Aldhelm.

Um tradição dos rituais gaélicos de mudança de estação o Bannock mudava de nome de acordo com o festival para o qual ele era preparado: St Bride’s Bannock para a primavera, em 1 de fevereiro; Bealtaine Bannock para o verão em 1o de maio; Lughnasadh ou Lammas Bannock para colheitas de outono em 1o de agosto e Samhain Bannock para o inverno, no final de outubro.

Mas isso tudo é história, vamos então à receita de:

BANNOCK

3 xícaras de Farinha de Trigo (mais o necessário para sovar a massa)

½ xícara de Leite em Pó*

1 xícara de Água (um pouco mais se necessário)

2 colheres de sopa de Manteiga

2 colheres de sopa de Fermento em Pó

1 colher e ½ de chá de Sal

Quanto Baste de Óleo ou Azeite para untar a frigideira

PREPARO

Coloque a farinha, o sal, o leite em pó e o fermento em uma tigela grande. Misture bem então acrescente a manteiga derretida. Misture até ficar com uma consistência de farofa, então acrescente a água.

Mexa até conseguir a consistência de massa então coloque em uma superfície levemente enfarinhada e sove gentilmente cerca de dez vezes. Abra a massa até que fique com entre 1 e 2 centímetros de espessura e corte em círculos de aproximadamente 20 cm de diâmetro.

Cozinhe em uma frigideira untada em fogo baixo para médio por cerca de 15 minutos, virando o pão a cada 1 ou 2 minutos para que ele cozinhe por igual em ambos os lados.

*Obs.: Atualmente existem diversas versões do Bannock. Algumas usam água, outras leite e, como essa, leite em pó. Inclusive, para quem gosta de acampar essa massa é ideal! Você pode deixá-la semipronta, na consistência de farofa (sem a água) e levá-la num recipiente hermeticamente fechado e terminar a preparação acrescentando a água quando for cozinhá-la efetivamente. E mesmo que você não leve uma frigideira, se colocar um pouco menos de água, pode prender a massa num pedaço de madeira (devidamente limpo) e assá-la sobre a fogueira (por 10 ou 15 minutos, virando de tempos em tempos para que fique assado de ambos os lados).

 
 
 
bottom of page