top of page
Buscar

DIRETO DA ITÁLIA: TALHARIM AO VÔNGOLE COM MOLHO BRANCO

  • Por GIanpaolo Celli
  • 30 de jun. de 2019
  • 3 min de leitura

Uma vez mais eu apresento uma receita tradicional napolitana famosa não só em toda a Itália, mas praticamente toda costa mediterrânea europeia (além de ser um dos preferidos da atriz Sofia Loren), o Talharim ao Vôngole com Molho Branco,

Para quem não conhece o Vôngole, parente do sururu nordestino, da amêijoa lusitana, da almeja espanhola e do berbigão de Santa Catarina, é um molusco comestível de sabor extremamente delicado, um aroma inebriante e vai muito bem com macarrão, em risotos, assim como na Paella e em diversos outros pratos, muitos já apresentados aqui.

Vamos então à receita de:

TAGLIOLINI ALLE VONGOLE IN BIANCO ou TALHARIM AO VÔNGOLE COM MOLHO BRANCO

3 kg de Vôngole nas Conchas (500g de vôngole limpo, se você preferir)*

500g do Talharim (para 4 pessoas) de sua preferência*

50 ml de Vinho Branco Seco

100 ml da Água do Vôngole*

200 ml de Creme de leite Leve (ou normal se você preferir)

200 ml de Requeijão Cremoso de sua Preferência (eu usei Catupiry Light)

1 maço de Salsinha Picada

3 colheres de sopa de Noz Moscada Picada

Sal e Pimenta do reino a gosto

PREPARO

Caso você esteja usando vôngoles com casca, coloque-os numa panela grande o bastante para que todas as conchas fiquem em contato com o metal, acrescente 150 ml de água, tampe e deixe no fogo até abrir fervura e as conchas começarem e abrir.

Coloque os vôngoles numa vasilha e retire-os das cascas (o importante de fazer numa vasilha é que você guarde a água que fica dentro das conchas, que é que dá boa parte do sabor à receita). Jogue fora os vôngoles que não você não conseguir abrir jogue fora, pois não estão bons. Coe o líquido e a água usada para abrir os vôngoles para tirar a areia que fica dentro das conchas usando uma peneira e um pano limpo. Reserve a água e os vôngoles.

Numa panela média coloque os vôngoles já limpos com o líquido que você manteve quando os tirou das conchas e a água usada para abri-las (se der mais de 100 ml descarte parte da água da panela após coá-la), acrescente o vinho, o creme de leite, o requeijão, a noz moscada, a salsinha, o sal e a pimenta do reino, então deixe cozinhar em fogo baixo até reduzir e ficar uma consistência de molho não muito grossa. Prove então acerte o sal se necessário.

Enquanto isso ferva 4 litros de água com uma colher e meia de sopa de sal (a ideia é que a água fique salgada como a água do mar), coloque o macarrão e cozinhe até que ele fique ‘al dente’ (macio, porém firme).

Escorra o macarrão então o coloque na panela que você preparou o vôngole. Misture bem, vire na vasilha onde irá servir e pode levar à mesa.

*Obs.:

No caso, eu apresento a receita usando e ensinando a fazer com vôngole com casca, pois a receita fica mais saborosa. Caso não ache, ou não queira ter a dificuldade de abrir e separar os vôngoles, você pode usar o vôngole limpo, mas saiba que o prato perderá um pouco de seu sabor.

Sobre a massa, eu já ensinei como fazer talharim artesanal (na receita de Talharim com Brócolis e Alho Frito), mas caso você não saiba, não queira fazer ou não tenha a máquina de fazer macarrão, use uma massa fresca comprada no mercado, daquelas que cozinham em três ou quatro minutos.

 
 
 
bottom of page